Justiça Eleitoral promove série de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Iniciativa visa promover reflexões sobre o papel da mulher na sociedade e a participação feminina na política

Imagem com fundo preto escrito de azul

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, será comemorado pela Justiça Eleitoral com diversos eventos organizados pelo TSE e por dez regionais (AL, BA, MG, MS, MT, PB, RJ, RO, RS e SC), transmitidos no canal de cada Tribunal no YouTube.

“O que querem as mulheres?” é o tema da Semana Nacional da Mulher, que acontece de 8 a 12 de março e é organizada pelo grupo das Comissões de Participação Feminina dos TREs e do TSE. O objetivo é valorizar o papel da mulher na sociedade e a participação feminina na política, trazendo ao conhecimento do público as iniciativas das comissões de todas as regiões do país em torno desses tópicos.

Dentre os eventos da próxima segunda-feira (8), destaca-se o debate “O teto de cristal da democracia brasileira: violência política contra as mulheres”, às 17h, no canal do TRE-MG no Youtube. As palestrantes serão as juízas Cláudia Coimbra e Patrícia Henriques Ribeiro, e a deputada federal Margarete de Castro Coelho.

Cláudia Coimbra é juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde novembro de 2000, foi Ouvidora do TRE-MG em 2020 e é membro efetivo da Corte Eleitoral do Tribunal desde 2019. Patrícia Henriques Ribeiro é juíza membro da Corte do TRE-MG, doutoranda pela PUC-MG e professora de Direito Constitucional e Eleitoral da Faculdade de Direito Milton Campos.

Margarete Coelho é, atualmente, deputada federal pelo Estado do Piauí e doutora em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília. É autora dos livros “Democracia na Encruzilhada: reflexões acerca da legitimidade democrática da Justiça Eleitoral brasileira para cassação de mandatos” e “O Teto de Cristal da Democracia Brasileira” colaboradora dos livros “Estado Contemporâneo: Direitos humanos, democracia, jurisdição e decisão” e “Direito Eleitoral: debates iberoamericanos, memórias do V Congresso Iberoamericano de Direito Eleitoral”. Exerceu os mandatos de Deputada Estadual e Vice-governadora do Piauí, condição na qual foi a primeira mulher a assumir o Governo daquele Estado.

Na sexta-feira (12), o TRE-MG publicará a exposição em vídeo “Olhares sobre o feminino”. O vídeo apresentará ilustrações animadas concebidas a partir de poemas escritos por mulheres, e visa valorizar e reconhecer as servidoras do Tribunal, homenageando-as de uma maneira original.

Ações do TSE

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o TSE realizará a série “Mulheres Debatem”. A cada sexta-feira, sempre às 15h, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, se encontrará com personalidades femininas importantes do Brasil para debater temas ligados à igualdade (05/03), violência (12/03), liderança (19/03) e gênero (26/03).

Confira a programação completa da Semana Nacional da Mulher (link pdf).

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

Últimas notícias postadas

Recentes