TRE afasta a cassação da prefeita de Itambé do Mato Dentro

Cleidileny Chaves havia sido condenada em 1ª instância por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio

O Tribunal Eleitoral mineiro, na sessão dessa quarta-feira (16), afastou, por unanimidade, a cassação do mandato da prefeita de Itambé do Mato Dentro (Região Central de Minas), Cleidileny Aparecida Chaves (Progressistas), e do vice-prefeito, Newton Rogério Pena (Patriota), que haviam sido condenados por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio. Os julgadores, com base no voto do relator, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, também excluíram a declaração de inelegibilidade e a multa aplicadas à prefeita e a outros dois investigados, bem como a cassação do diploma do vereador Éder Simões de Jesus.  

Foram propostas duas ações de investigação judicial eleitoral (AIJE) - uma pelo Ministério Público Eleitoral e outra pela Coligação “A Voz do Povo” -, nas quais foi alegado que os quatro investigados (prefeita, vice, Éder e José Elísio Duarte) teriam oferecido vantagens econômicas e promessa de emprego para o candidato a vereador Thiago Oliveira de Jesus, então concorrente pela oposição, para que ele desistisse de sua candidatura e passasse a apoiar o grupo politico dos investigados. Segundo os autores das ações, em razão dessa negociação de candidatura, estaria configurado o abuso de poder econômico e a captação ilícita de sufrágio (compra de voto). 

O juiz eleitoral local, em sua sentença, reconheceu o  abuso de poder econômico e a captação ilícita de sufrágio, cassando os mandatos da prefeita, do vice e do vereador Éder de Jesus. Declarou, ainda, a inelegibilidade e aplicou multa à prefeita, ao vereador e a José Elísio.  

Para a Corte Eleitoral, apesar de demonstrado o encontro entre os investigados e o candidato Thiago, tal fato não revela qualquer abuso de poder, pois o que se pretendeu foi obter o apoio politico. Ademais, não houve o apoio de Thiago, diante da sua recusa, nem foi afetada a isonomia entre os candidatos, pois tanto Thiago quanto Éder foram eleitos. E, no caso de abuso, deve ser comprovado que este afetou a normalidade, a igualdade de disputa e a legitimidade do pleito, o que não também não se verificou no caso em julgamento. 

Quanto à captação ilícita de sufrágio, o que a lei busca é preservar a liberdade de voto do eleitor e, no caso em julgamento, os integrantes da Corte entenderam que não se tratava de violar esse direito, e sim de uma tentativa de cooptar um candidato para fazer parte de outro grupo politico. 

Ao final, o Tribunal afastou as sanções de cassação e inelegibilidade, pois avaliou que não há nos autos prova do abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio.  

A prefeita obteve 1.143 votos (53,92%) e permanece no cargo. Da decisão cabe recurso.  

Processos relacionados: PJe 0600441-54.2020.6.13.0132 e 0600439-84.2020.6.13.0132. 

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido