Relatório reúne projetos executados durante a gestão do desembargador Alexandre Carvalho no TRE

Documento foi publicado no último dia do mandato do desembargador na Presidência do Tribunal

Capa do relatório de gestão do desembargador Alexandre Victor de Carvalho na Presidência do TRE-MG.

Nesta sexta-feira (18), o desembargador Alexandre Victor de Carvalho deixa a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. No último dia de seu mandato, foi publicado o Relatório de Gestão da Presidência , que lista as iniciativas e projetos executados pelo TRE a partir de 18 de junho de 2020, quando o magistrado assumiu o cargo de presidente.

Na apresentação do relatório, o desembargador destaca que “Nestes 365 dias à frente da Justiça Eleitoral Mineira, pude testemunhar o envolvimento e trabalho conjunto de um valioso corpo de pessoas que não mediram esforços para que este TRE-MG pudesse cumprir sua missão institucional”.

O documento é dividido em três partes.

I- Programa de Modernização Administrativa

Apresenta ações implantadas para aperfeiçoar a atuação administrativa e jurisdicional do Tribunal. Entre elas, o fortalecimento dos serviços de atendimento ao cidadão, com a reunião da Ouvidoria e Disque-Eleitor em uma estrutura de coordenadoria, vinculada diretamente à Presidência. Maior atenção aos cartórios eleitorais do interior, por meio da criação da Assessoria Administrativa da Diretoria-Geral, voltada para a prevenção e resolução de problemas. Melhorias na infraestrutura física de unidades administrativas e cartórios.

II- Eleições Municipais em cenário de pandemia

Detalha os projetos que possibilitaram a realização das Eleições 2020, que envolveu recursos humanos e materiais sem precedentes na história do Tribunal. Tais como a elaboração do Plano Retomada, Participação e Solidariedade , que orientou o retorno – com segurança - das servidoras e servidores ao expediente presencial, para execução de atividades essenciais à realização do pleito. A organização de uma grande operação para a distribuição de itens de higiene e equipamentos de proteção individual para as 304 zonas eleitorais de Minas Gerais.

A instituição do Parceiros da Democracia , iniciativa do desembargador Alexandre Victor de Carvalho para montar de uma rede de apoio com instituições públicas e privadas que pudessem contribuir para garantir a realização das Eleições 2020 com a estrutura e segurança sanitária necessárias. E a criação do Núcleo de Enfrentamento à Desinformação, que atuou na produção de esclarecimentos sobre o processo eletrônico de votação e atuação da Justiça Eleitoral, monitoramento de redes e identificação de responsáveis por episódios de desinformação.

III- Iniciativas de aperfeiçoamento institucional

Menciona políticas e ações de reconhecimento profissional e desenvolvimento de competências e melhores práticas no TRE-MG, com repercussão no cenário de atuação da Justiça Eleitoral em Minas. Como o projeto TRE Atende Mais, que permitirá ao eleitor registrado em Minas Gerais buscar atendimento em qualquer unidade do estado, independentemente do município de seu domicílio eleitoral.

A regulamentação do teletrabalho, que trará benefícios como a redução de custos operacionais do Tribunal e maior qualidade de vida para as servidoras e servidores. E a implantação do projeto TRE-MG em Números, que consiste na publicação de painéis com informações estatísticas estratégicas que possam nortear as decisões e a atuação institucional, bem como possibilitar o desenvolvimento de uma cultura de análise de dados organizacionais para melhorar o desempenho dos processos de trabalho do Tribunal.

Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MG, desembargadores Marcos Lincoln dos Santos e Maurício Soares, tomam posse nesta sexta-feira (18), às 17h. A solenidade será transmitida ao vivo no canal do Tribunal no YouTube .

*Notícia atualizada em 25/06/2021.

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido