Juiz Marcelo Salgado toma posse como integrante da Corte Eleitoral

Ele ocupará vaga de titular na classe juiz de Direito, por dois anos

Foto do juiz de Direito Marcelo Paulo Salgado,mostrando do peito para cima. Ele está sorrindo, v...

Na sessão de julgamentos desta quarta-feira (16), o juiz Marcelo Paulo Salgado tomou posse como integrante titular da Corte Eleitoral mineira. Ele exercerá a função por dois anos.

O desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que conduziu sua última sessão de julgamentos como presidente do TRE*, deu as boas-vindas ao magistrado, ressaltando que Marcelo Salgado “irá abrilhantar e muito esta Justiça Especializada. Vossa Excelência tem uma trajetória profissional absolutamente brilhante. Com certeza, trará luzes a este egrégio tribunal”.

Ao agradecer a acolhida, o juiz mencionou que, desde que decidiu concorrer à vaga de integrante do TRE, aprendeu muito e sentiu que estaria entre amigos. E falou sobre o que vai guiar a sua atuação na Corte: “Seguirei a inspiração de Vossa Excelência nesta Casa e honrarei as palavras que me dirigiu nesta tarde. Espero exercer o que meus antecessores fizeram, e, principalmente, ter o espírito que o desembargador deixa aqui, de empreendedorismo, vontade de trabalhar e a rapidez que é necessária na Justiça Eleitoral, que não para”.

Marcelo Salgado é natural de Córrego Danta, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM) e é pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC/Barbacena). Ingressou na magistratura em 1996 e atuou nas comarcas de Nova Serrana, Guapé, Januária, Brasília de Minas, Lavras, Bom Sucesso e Divinópolis. Atualmente, é titular da 36ª Vara Cível de Belo Horizonte.

Confira o currículo do magistrado .

Novos integrantes do TRE

Na última segunda-feira (14), além de Marcelo Salgado, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais elegeu outros dois novos integrantes para a Corte Eleitoral mineira, nas classes de desembargador substituto e juiz de Direito substituto.

Ramom Tácio de Oliveira foi eleito para a função de desembargador substituto. Ele ingressou na magistratura em 1990 e foi juiz de Direito nas comarcas de Campo Belo, Candeias, Frutal, Itaúna e Belo Horizonte. É desembargador do Tribunal de Justiça desde 2017 e foi diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral entre junho de 2016 e junho de 2017.

Ele passará a integrar o TRE como segundo desembargador substituto após a saída do desembargador Alexandre Victor de Carvalho, que encerra seu mandato como presidente do Tribunal na próxima sexta-feira (18). O desembargador Marcos Lincoln dos Santos assumirá a Presidência, o desembargador Maurício Soares passa a ser o vice-presidente e Corregedor e o desembargador Octavio Boccalini passa a ser o primeiro desembargador substituto.

Para o cargo de juiz de Direito substituto, foi eleito Adilon Claver de Resende. Ele ocupará a vaga do juiz Bruno Teixeira Lino, cujo biênio será encerrado em 11 de julho.

As posses de Ramom Tácio e Adilon Cláver de Resende ainda serão marcadas.

Composição da Corte

O Tribunal é composto por sete membros titulares, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito oriundos do TJMG (e indicados pelo TJ), um juiz federal originário do TRF-1ª Região e dois juristas, indicados pela OAB e nomeados pelo Presidente da República. Para cada membro titular, há um substituto da mesma classe.

*Na próxima sexta-feira (18), acontece a solenidade de posse dos novos dirigentes do TRE-MG , desembargador Marcos Lincoln dos Santos (presidente) e desembargador Maurício Soares (vice-presidente e corregedor).

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido