Corte Eleitoral tem novo juiz de direito substituto

Marcelo Trigueiro substitui Cláudia Teixeira Fontes, que encerrou o segundo biênio

Foto do juiz Marcelo da Cruz Trigueiro, integrante da Corte Eleitoral mineira.

Marcelo da Cruz Trigueiro, juiz de direito titular da 2ª Vara de Feitos Tributários da Comarca de Belo Horizonte (foto), tomou posse na tarde dessa quinta-feira (21) como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, na classe de juiz de direito. Ele foi escolhido pelo TJMG em 26 de novembro de 2020 e ocupa a vaga deixada pela juíza Cláudia Costa Cruz Teixeira Fontes, que encerrou o segundo biênio.

Ao dar posse ao novo juiz, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE, afirmou que, pela trajetória do empossado, tem absoluta convicção da prestação de trabalhos inestimáveis ao TRE, pois ele atuou por 14 anos como juiz eleitoral. Disse, ainda, que o juiz Marcelo Trigueiro “possui conhecimento e operosidade para prestar serviços de alto qualidade à Justiça eleitoral mineira”.

O empossado foi saudado também pelos demais integrantes da Corte Eleitoral, pelo procurador eleitoral Ângelo Giardini e, representando a OAB/MG, pelo advogado Raimundo Cândido Neto. Acompanharam a solenidade, que ocorreu por videoconferência, o desembargador José Flávio de Almeida, representando o presidente do TJMG, e familiares do juiz empossado.

O novo integrante agradeceu aos presentes pelas palavras de apoio e consideração proferidas, bem como aos desembargadores do Tribunal do Justiça por ter sido escolhido como membro do TRE. Destacou o papel importante da família na sua formação e, ao final, afirmou o seu compromisso de fazer valer as atribuições de confiança que foram nele depositadas e a “disposição de muito aprender com a Corte Eleitoral”.

Perfil

Natural de Belo Horizonte, Marcelo da Cruz Trigueiro é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Ingressou na magistratura mineira em 1997. Exerceu a judicatura nas comarcas de Itaguara, Carmo da Mata, Cláudio, Vespasiano, Divinópolis e Betim. Em Divinópolis e Betim atuou também como Juiz Eleitoral.

Atualmente, é o titular da 2ª Vara de Feitos Tributários da Comarca de Belo Horizonte. Confira o currículo do magistrado.

Composição

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares e igual número de substitutos. Dois desembargadores e dois juízes de direito são provenientes do TJMG, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois são da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.


Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido