Canais de atendimento do TRE registraram 250 mil demandas em 2020

Só o Disque-Eleitor atendeu cerca de 230 mil ligações entre janeiro e dezembro

Ao longo de 2020, os canais oficiais de interação do TRE – Disque-Eleitor, Ouvidoria e Fale Conosco – atenderam 250.019 demandas, entre atendimentos por telefone, WhatsApp e via sistema online. Em relação a 2019, houve uma diminuição de atendimentos – naquele ano, os canais de interação registraram 469.136 demandas. 

Entre janeiro e dezembro do ano passado, o Disque-Eleitor (telefone 148) atendeu 230.785 ligações. A maior parte delas – 54.132 – foi sobre biometria. O segundo assunto mais demandado foi agendamento de atendimento nos cartórios: 37.245 ligações. O terceiro assunto com mais procura foi alistamento eleitoral (emissão do 1º título), com 23.341 chamadas. 

Já a Ouvidoria atendeu um total de 19.234 demandas em 2020, incluindo aquelas apresentadas diretamente à Ouvidoria e as que foram enviadas ao sistema Fale Conosco. Pelo telefone, foram 4.486 atendimentos e pelo WhatsApp 2.296. Pelo sistema online da Ouvidoria, foram 2.083 atendimentos registrados. Desse número, 36% foram reclamações; 44% foram solicitações com pedidos de informações, entre outros, sobre certidões e convocação de mesários; 13% foram denúncias (por exemplo, relacionadas a condutas de candidatos); 2% foram elogios; 2% foram demandas com base na Lei de Acesso à Informação e 1,5% foram sugestões. 

Pelo sistema Fale Conosco, gerenciado também pela Ouvidoria, foram feitos 10.369 atendimentos. Os principais assuntos foram inscrição em estágio, certidões da Justiça Eleitoral, justificativa e regularização e convocação e desconvocação de mesários. 

Saiba mais sobre os canais de interação do TRE

YouTube, redes sociais e site 

O canal do TRE no Youtube chegou a 7.750 inscritos em 2020, um crescimento de 210% em relação a 2019, quando o Tribunal fechou o ano com 2.500 inscritos. Contribuíram para esse aumento o início da transmissão das sessões de julgamento da Corte Eleitoral pelo YouTube, em maio, e a virtualização dos eventos de capacitação da Escola Judiciária Eleitoral, a partir do mesmo mês. Até o final de 2020, foram exibidas 89 sessões de julgamento e 29 lives ou vídeos da Escola Judiciária.  

Nas redes sociais, o perfil do TRE no Instagram (@tre_minas) ganhou 9.456 seguidores e chegou a 14.500, um crescimento de 187%. A fanpage do TRE no Facebook ganhou cerca de dois mil seguidores, e o perfil no Twitter, 1.500. Além de serem páginas de veiculação de informações sobre a Justiça Eleitoral, sobretudo a mineira, as redes sociais do TRE também atuam como canais de interação por meio de comentários e mensagens. 

O site do TRE-MG também foi bastante procurado em 2020 e bateu recordes. Foram 20.883.925 visualizações, quase o triplo de 2019 (7.875.173); e 3.574.411 usuários, quase o dobro do ano anterior (1.814.519). As páginas do site mais acessadas foram a de atendimento eletrônico ao eleitor, com 2.967.437 visualizações; a de agendamento de atendimentos nos cartórios, com 1.362.573 visualizações; e a página Eleições 2020, com 610.985 visualizações.

 

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