Perdeu o título de eleitor? Saiba o que fazer

Dados eleitorais podem ser consultados no e-Título ou no site do TRE

Fundo verde escuro. Do lado esquerdo, o desenho de uma mão branca segurando um celular, em cuja ...

Você já deve saber que o título de eleitor não é usado somente nos dias de eleição, para se identificar na seção onde vota. Algumas instituições públicas e privadas exigem a apresentação do documento para preenchimento de seus cadastros e prestação de alguns serviços. Mas se você precisar usar o seu título de eleitor em alguma situação e tiver perdido a via impressa, não se preocupe! É possível obter a segunda via ou consultar seus dados de forma digital, em poucos minutos e sem sair de casa.

Para ter a segunda via do título de eleitor, é só baixar o aplicativo e -Título no seu celular ou tablet . O app é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. É possível entrar no aplicativo com o número do título ou do CPF.

No e-Título, você poderá consultar o número e a situação do seu título de eleitor. O aplicativo também permite que você se cadastre como mesário voluntário; justifique ausência às urnas; consulte seus débitos com a Justiça Eleitoral; emita guias para pagamento de multas, certidão de quitação ou de crimes eleitorais; além de encontrar seu local de votação.

É importante lembrar que não é obrigatório ter o título em mãos para votar, mas sim um documento oficial com foto. As pessoas que já fizeram o cadastro biométrico podem apresentar apenas o e-Título para comprovar a identidade. Quem ainda não cadastrou a biometria continua precisando mostrar um documento com foto.

Site do TRE

Outra forma de consultar o número do título e seção eleitoral é acessando o link Título e local de votação no site do TRE, no menu ‘Eleitor e eleições’. A consulta pode ser feita com os seus dados pessoais. E, para saber a situação do seu cadastro, acesse o link Situação eleitoral , no mesmo menu.

Confira outros serviços que você encontra no site do TRE:

- emissão de certidões ;

- justificativa eleitoral ;

- quitação de multas ;

- Título Net (para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor).

Biometria suspensa

Quem está com o título em dia e quer apenas cadastrar os dados biométricos não precisa procurar a Justiça Eleitoral neste momento. A coleta da biometria continua suspensa por tempo indeterminado , devido à pandemia de covid-19.

Também por esse motivo, o TRE recomenda que os eleitores deem preferência à consulta de dados e solicitação de atendimento de forma on-line, pelos links disponibilizados acima.

Em caso de dúvidas, basta ligar para o Disque-Eleitor, pelos telefones 148 ou (31) 2116-3600.

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido