Live vai abordar transparência do sistema eletrônico de votação

Debate do projeto 3º Turno será no dia 26 de agosto

Banner retangular com fundo em branco e tons claros de azul e verde. No centro da imagem, está e...

A próxima edição do projeto 3º Turno terá o tema “Transparência e auditabilidade do sistema eletrônico de votação” e será em formato de live, com transmissão ao vivo no canal do TRE no YouTube. O evento acontecerá no dia 26 de agosto, às 18h.

Participarão do debate Rodrigo Carneiro Munhoz Coimbra, chefe da Seção de Voto Informatizado no TSE; e a professora Magna Inácio, doutora em Ciência Política pela UFMG e pós-doutora pela University of Oxford. A conversa será mediada por Valéria Machado, servidora do TRE-MG.

O projeto 3º Turno, iniciado em 2015 pela Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais - EJEMG, tem por escopo promover reflexões e incentivar o debate acerca de questões relacionadas ao processo político-eleitoral brasileiro. O público-alvo são magistrados, promotores, estudantes, universitários, servidores de tribunais e demais interessados.

Cine-Café

Ainda em agosto, no dia 31, haverá outra live, do projeto Cine-Café. O evento vai discutir o tema capacitismo, uma forma de discriminação contra pessoas portadoras de deficiência. A transmissão também vai ocorrer no canal do TRE no YouTube, às 18h30.

O debate acontecerá a partir do curta-metragem Crisálida, produção nacional em que os recursos de acessibilidade estão no contexto principal do filme, e não como elementos acessórios. Os atores conversam em Língua Brasileira de Sinais (Libras) em boa parte do filme, e os personagens surdos são interpretados por pessoas surdas.

O curta-metragem está disponível gratuitamente no YouTube.

O projeto Cine-Café, lançado em 2018, tem a proposta de estabelecer o debate e a reflexão sobre temas relacionados aos mais variados enfoques da cidadania por meio da análise de trechos de filmes selecionados. Nos dois primeiros anos, foi um evento interno, apenas para colaboradoras e colaboradores do TRE. Em 2020, passou a ser disponibilizado no YouTube.

Nas edições de 2021, os vídeos têm intérprete de Libras, e os participantes fazem a sua audiodescrição, garantindo que o conteúdo seja acessível para pessoas com deficiência auditiva ou visual.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido