TRE-MG publica Relatório de Gestão de 2020

Documento apresenta prestação de contas do último ano e é instrumento de transparência

Banner retangular com fundo azul em degradê. Na metade direita, há o desenho de alguns hexágonos...

Foi publicado, no dia 30 de março, o Relatório de Gestão 2020 do TRE-MG. O documento é elaborado anualmente, em cumprimento à obrigatoriedade de prestação de contas, conforme artigo 70 da Constituição Federal, para todas as pessoas físicas e jurídicas que utilizem, arrecadem, guardem, gerenciem ou administrem dinheiros, bens e valores públicos da União ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assumam obrigações de natureza pecuniária.

O Relatório é composto de cinco partes, que abordam os seguintes temas: Visão Geral Organizacional e Ambiente Externo; Planejamento Estratégico e Governança; Riscos, Oportunidades e Perspectivas; Resultados e Desempenhos da Gestão; e Informações Orçamentárias, Financeiras e Contábeis.

No item Planejamento Estratégico e Governança, são apresentados dados relacionados aos objetivos estratégicos do TRE e canais de relacionamento com a sociedade. Em Resultados e Desempenho da Gestão, destacam-se os trechos que detalham diversas informações relacionadas ao planejamento e realização das Eleições 2020, os impactos da pandemia de covid-19 na atuação do Tribunal e as ações de sustentabilidade da instituição. Por último, são apresentadas informações orçamentárias, financeiras e contábeis do TRE-MG, incluindo demonstração do fluxo de caixa e balanços patrimonial, orçamentário e de execução de restos a pagar.

Para o diretor-geral do TRE, Maurício Melo, o acesso da população aos dados contidos no Relatório de Gestão “é fundamental para que a sociedade exerça um papel de fiscalização da atuação dos órgãos públicos e conheça com mais detalhes a estrutura e o esforço do Tribunal para garantir a democracia por meio do voto”.

Na mensagem de apresentação do Relatório, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, presidente do TRE-MG, ressaltou os desafios que a pandemia de covid-19 impôs à Justiça Eleitoral em 2020, para a realização das eleições municipais. O presidente destacou que “É com a sensação de alegria e de imensa satisfação que apresento este Relatório de Gestão, fruto do trabalho harmônico de várias unidades da Secretaria, sob a coordenação da área de Gestão Estratégica. Trabalhamos com planejamento, com gestão de riscos, com boas práticas de governança e de gestão. Ao final, brilharam mais forte nossa solidariedade mútua diante do medo e o amor à democracia, em sua forma mais pura”.

Os relatórios de gestão do TRE-MG a partir de 2009 estão disponíveis para consulta no site do Tribunal.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido