Redes sociais do TRE esclarecem mitos e verdades sobre a Justiça Eleitoral

Série de posts será publicada a partir de 1º de abril

Banner retangular com fundo preto, sobre o qual está escrito VERDADE X MENTIRA, sendo a palavra ...

Você sabe onde são fabricadas as urnas eletrônicas? E se a quantidade de votos nulos pode anular uma eleição? Essas são algumas das questões que vira e mexe surgem por aí quando o assunto é eleições. Para reforçar os esclarecimentos sobre algumas dúvidas dos cidadãos a respeito da Justiça Eleitoral e do processo eleitoral brasileiro, o TRE-MG vai publicar uma série de posts em suas redes sociais ao longo do mês de abril.

Os conteúdos serão divulgados no Facebook, Instagram e Twitter, duas vezes por semana. Fique de olho nesses canais para não perder nenhuma explicação!

O primeiro post foi publicado nesta quinta, 1º de abril, data conhecida como o Dia da Mentira. A ideia da série é aproveitar a data justamente para lembrar que todas as informações que o cidadão encontra nos canais de comunicação oficiais da Justiça Eleitoral são verdadeiras.

Esta, aliás, é uma das dicas mais importantes para ninguém ser influenciado por mentiras e todos ajudarem no enfrentamento à desinformação: buscar informações nos canais oficiais dos órgãos públicos responsáveis por cada assunto em que o cidadão tenha interesse.

Sites da Justiça Eleitoral

Além das redes sociais, os portais do TRE-MG, do TSE e de outros TREs são as melhores fontes de informação para quem quiser esclarecer dúvidas sobre a Justiça Eleitoral e as eleições no Brasil. No site do TRE Minas, além das notícias, são encontrados os seguintes recursos:

- Dúvidas frequentes sobre a segurança do processo eletrônico de votação

- Dúvidas frequentes sobre a Justiça Eleitoral (divididas nos temas título de eleitor, voto e justificativa, mesários, verdades sobre as eleições)

Já o TSE mantém os seguintes hotsites para ajudar a população a conhecer melhor o processo eleitoral brasileiro:

- Segurança do Processo Eleitoral

- Fato ou Boato (página que reúne checagens de notícias)

- Programa de Enfrentamento à Desinformação (página que reúne ações da Justiça Eleitoral executadas para o enfrentamento à desinformação nas Eleições 2020)

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido