TRE convida eleitores para atuarem como coordenadores de acessibilidade nas Eleições 2020

A função dos coordenadores será auxiliar os eleitores com alguma deficiência ou dificuldade de locomoção para votarem com mais comodidade

O TRE-MG está convocando eleitores para atuarem como coordenadores de acessibilidade em quase 1.800 locais de votação em Minas Gerais. A função deles será auxiliar eleitores com deficiência ou dificuldades de locomoção a chegarem até a seção eleitoral e votarem com mais comodidade, além de prestar esclarecimentos sobre direitos como votar em uma seção de fácil acesso e ser acompanhado por uma pessoa de sua confiança na cabine de votação.

Todos os locais de votação de Belo Horizonte e os locais de votação no interior que tenham a partir de três mil eleitores contarão com dois coordenadores de acessibilidade, um em cada turno do dia (manhã e tarde). Os coordenadores estarão presentes em 433 locais em Belo Horizonte e em 1.357 locais de votação de 235 municípios no interior de Minas. Será necessária, portanto, a colaboração de 3.580 eleitores nessa função. Confira a relação completa de cidades (formato PDF).

Os interessados em atuar como coordenador de acessibilidade devem entrar em contato com a zona eleitoral na qual são registrados como eleitores para se inscreverem. Confira os e-mails e telefones dos cartórios eleitorais . O contato também pode ser feito pelo Disque-Eleitor, no telefone 148. Eles receberão treinamento para a função e itens de proteção (máscaras descartáveis, protetor facial e álcool em gel).

Assim como os mesários, os coordenadores de acessibilidade precisam ter 18 anos. Eles não podem ser candidatos ou parentes de candidatos; membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva; as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo; nem pertencerem ao serviço eleitoral. Quem atuar como coordenador de acessibilidade vai ter direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e de treinamento.

É importante ressaltar que a inscrição para coordenadores de acessibilidade é diferente da inscrição para mesário, ou seja, quem se inscreveu como mesário voluntário mas não foi convocado para atuar nessa função e quiser ser coordenador de acessibilidade precisa procurar a sua zona eleitoral.

O projeto Coordenador de Acessibilidade foi realizado pela primeira vez em 2018, apenas em Belo Horizonte. Como a avaliação foi bastante positiva, tanto pelo TRE quanto por instituições que prestam apoio a pessoas com deficiência, o Tribunal decidiu expandir a iniciativa em 2020.

Siga-nos no Twitter e no Instagram .

Curta nossa página no Facebook .

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido