Eleitores podem treinar para as eleições no simulador de votação

A ferramenta está disponível no site do TRE e tem candidatos fictícios para vereador e prefeito

Imagem do simulador de votação das eleições 2020. No centro, há o desenho de uma urna eletrônica...

Já imaginou votar no Boto Cor de Rosa para prefeito e na Música Popular Brasileira para vereadora? Esses são alguns dos candidatos fictícios que aparecem no Simulador de Votação , ferramenta desenvolvida pelo TSE para ajudar os eleitores a se prepararem para as eleições municipais. Ele pode ser acessado no site do TRE, na página Eleições 2020 .

No simulador, que tem o treinamento de votação para 1º e 2º turnos, é como se o eleitor estivesse diante de uma urna eletrônica de verdade. Na opção 1º turno, a ferramenta apresenta a votação na mesma ordem em que ela acontecerá no dia 15 de novembro: primeiro para vereador, com cinco dígitos; depois, para prefeito, com dois dígitos. No treinamento para 2º turno, há o voto apenas para prefeito.

Nas telas das duas votações, aparecerá a lista dos partidos acima da urna. Clicando cada uma, o eleitor verá quem são os candidatos a vereador ou a prefeito/vice-prefeito. Todos os partidos e candidatos são fictícios e os números não correspondem a agremiações partidárias reais.

Os números podem ser digitados pressionando as teclas da urna eletrônica virtual ou usando o teclado do computador. Após cada voto, a urna virtual emite um sinal sonoro curto e, logo após o bipe do voto para prefeito, um som mais longo, indicando o encerramento da votação, momento em que aparece a palavra FIM na tela, exatamente como acontece nas urnas eletrônicas de verdade.

No simulador, é possível habilitar o recurso de audiodescrição, que usa um sintetizador de voz para orientar o eleitor com deficiência visual sobre o uso da ferramenta e “lê” os números e nomes dos candidatos em que a pessoa está votando. Nas urnas eletrônicas reais, também há o recurso de sintetizador de voz.

Cinco partidos disputam a eleição virtual: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festa Populares e Partido do Folclore. Para quem já tem o título de eleitor, é uma oportunidade de treinar para a votação deste ano. Para as crianças e adolescentes que ainda não podem votar, é um jeito didático e divertido de conhecer o processo eleitoral.

Siga-nos no Twitter e no Instagram .

Curta nossa página no Facebook .

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido