Presidente do TRE visitou municípios no dia do 2º turno

Desembargador Alexandre Victor de Carvalho foi a Governador Valadares, Juiz de Fora e Contagem

Foto de alguns homens e uma mulher em uma sala de aula, observando um homem segurando uma longa ...

Pela primeira vez na história da Justiça Eleitoral mineira, o presidente do TRE foi a municípios do interior do estado para abrir e acompanhar um dia de votação. Nesse domingo (29), o desembargador Alexandre Victor de Carvalho esteve em Governador Valadares, Juiz de Fora e Contagem. Ele não pôde ir a Uberaba por questões de logística dos deslocamentos, mas manteve contato com os juízes eleitorais da cidade ao longo do dia.

Logo cedo, o desembargador acompanhou a auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas e também a emissão da zerésima em uma seção eleitoral de Governador Valadares. Os procedimentos foram transmitidos ao vivo no canal do TRE no YouTube .

Em seguida, o presidente do TRE abriu o plantão da Corte Eleitoral pelo Zoom, oportunidade em que registrou a satisfação de fazer essas visitas. “No ano em que estamos comemorando os 300 anos de Minas Gerais, nada melhor que o TRE estar presente nos municípios em que há 2º turno. É um dia, para mim, histórico. É um sonho realizado por poder prestigiar o interior mineiro. Que merece que a gente possa vir e oferecer a nossa energia”. Confira a íntegra do pronunciamento no perfil do TRE no Instagram .

No caminho para o aeroporto, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho fez uma visita à 8ª Região Integrada de Segurança Pública, onde oficiais das Polícias Civil e Militar estavam reunidos para fazer o monitoramento das ocorrências em Governador Valadares ao longo do dia de votação. Esse trabalho também foi feito no 1º turno, para monitorar ocorrências na região. Lá, o presidente agradeceu o empenho das forças de segurança nas Eleições 2020: “As forças de segurança há muito nos dão toda tranquilidade. Trabalham em harmonia, em equipe. O trabalho nestas eleições foi extraordinário. Deixo meus cumprimentos e meu agradecimento a todos”.

A segunda cidade no roteiro foi Juiz de Fora, onde o desembargador visitou o Colégio Stella Matutina. Ele conversou com eleitores e com mesários de uma seção eleitoral, cujo presidente de mesa é o juiz Paulo Tristão, titular da Vara do Tribunal do Júri na cidade. O presidente do TRE aproveitou para ressaltar a importância do trabalho dos mesários. “É um grande exemplo de cidadania. A Justiça Eleitoral precisa dos cidadãos como mesários voluntários. Sendo mesários, eles estão engrandecendo a democracia”, disse o desembargador.

Ao sair do local de votação, o presidente foi à sede da Justiça Eleitoral para se encontrar com os servidores das zonas eleitorais 152, 153, 315 e 349. Falando a eles, o desembargador elogiou e agradeceu o empenho de todos os servidores do TRE nestas eleições. “Os servidores são o nosso grande pilar para que isso possa acontecer. Na pessoa da Vilma, chefe de cartório da 153ª ZE, homenageio todos os servidores da Justiça Eleitoral, agradeço e digo que todos estão de parabéns, porque o trabalho realizado em toda a Justiça Eleitoral mineira foi excelente, e nós reconhecemos isso”, ressaltou.

De Juiz de Fora, o desembargador Alexandre Victor de Carvalho seguiu para Contagem, onde conversou com mesários e eleitores e participou da emissão do boletim de urna em uma seção eleitoral, com transmissão ao vivo no YouTube . Lá, ele também agradeceu e parabenizou os mesários pelo trabalho nestas eleições.

Nas três cidades, o presidente conversou com a imprensa e ressaltou a tranquilidade registrada ao longo de todo o dia de votação nas quatro cidades mineiras que tiveram 2º turno. O juiz Joemilson Donizetti Lopes, juiz auxiliar da Presidência do TRE, e integrantes da Coordenadoria de Comunicação Social acompanharam o presidente na viagem. Juízes eleitorais em cada uma das três cidades estiveram com o presidente em seus compromissos.

Os deslocamentos contaram com o apoio da Polícia Militar, que cedeu um avião e também carros e oficiais nas três cidades; e com escolta das Polícias Civil e Federal.

Saiba como foi o 2º turno das Eleições 2020 em Minas Gerais .

Assista à reportagem em vídeo sobre o 2º turno .

Confira outras fotos do 2º turno das Eleições 2020 no Flickr .

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido