Gabinete Institucional de Segurança vai atuar também no 2º turno

Grupo coordenado pelo TRE vai monitorar ocorrências em Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba

Minas Gerais terá apenas quatro municípios com 2º turno de votação: Contagem, Governador Valadares, Juiz de Fora e Uberaba. Nesses quatro locais, haverá monitoramento intenso pelo Gabinete Institucional de Segurança das Eleições 2020, para coibir a prática de crimes eleitorais e registrar ocorrências.

O Gabinete foi instituído em agosto deste ano. Ele é coordenado pelo TRE e conta com a participação de representantes da Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais, Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Polícia Civil e Polícia Federal. O objetivo da parceria é coordenar, administrar, padronizar e comandar as ações de segurança das eleições em Minas Gerais, sem prejuízo das competências e atribuições dos juízes eleitorais. As instituições envolvidas estão se dedicando, em especial, a planejar e assegurar a segurança de locais de votação e ambientes de atuação da Justiça Eleitoral, apurar crimes eleitorais e monitorar episódios de desinformação a respeito do processo eleitoral.

No próximo domingo (29), quando acontece o 2º turno, haverá reforço nas equipes das forças policiais e Corpo de Bombeiros nas quatro cidades. Cerca de 90 drones das Polícias Civil, Federal e Militar serão utilizados para monitorar a prática de crimes como boca de urna e transporte irregular de eleitores.

Na sede do TRE, em Belo Horizonte, representantes de todas as instituições estarão reunidos a partir das 6h, para acompanhar o registro de ocorrências e tomar decisões quanto às ações a serem adotadas em casos mais graves, caso seja necessário. O Gabinete divulgará balanços parciais das ocorrências ao longo do dia, e os números serão divulgados no perfil do TRE no Twitter.

No dia 15 de novembro, quando aconteceu o 1º turno das Eleições 2020, o Gabinete Institucional de Segurança registrou 557 ocorrências em todo o estado de Minas Gerais.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido