Eleitos em 2020 são diplomados pela Justiça Eleitoral

Em Belo Horizonte, cerimônia foi no dia 18, última data do prazo estabelecido no calendário eleitoral

Foto do Grande Teatro do Palácio das Artes, que mostra a mesa de trabalho, músicos da PM, mestre...

Os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em Minas Gerais nas Eleições 2020 já foram diplomados e tomarão posse no dia 1º de janeiro. Em Belo Horizonte, a cerimônia de diplomação (foto) aconteceu nesta sexta-feira (18), no Grande Teatro do Palácio das Artes.

A cerimônia foi conduzida pela juíza Fabiana Pasqua, diretora do Foro Eleitoral de Belo Horizonte. Também compuseram a mesa de trabalhos o promotor Marcelo Milagres, que atua junto ao Foro Eleitoral; a vereadora reeleita Nely Aquino, atual presidente da Câmara Municipal; e a servidora do TRE Ana Eliza Pandolfi, chefe de cartório do Foro Eleitoral. Durante a cerimônia, houve apresentação do quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.

Por causa da pandemia de covid-19 e da necessidade de serem evitadas aglomerações, a presença no evento foi restrita aos eleitos e apenas um acompanhante de cada um. Estiveram presentes 40 vereadores. O prefeito reeleito da capital, Alexandre Kalil; o vice-prefeito, Fuad Noman; e o vereador Álvaro Damião não compareceram.

Todos os convidados e também os servidores da Justiça Eleitoral e funcionários do Palácio das Artes envolvidos na organização do evento seguiram medidas de segurança sanitária, como o uso obrigatório de máscara cobrindo totalmente nariz e boca, distanciamento social e a recomendação de evitar cumprimentos como abraços e apertos de mãos.

No encerramento da cerimônia, a juíza Fabiana Pasqua destacou “a extrema dedicação dos servidores da justiça eleitoral para a realização do pleito” e desejou às eleitas e eleitos boa sorte na missão de conduzir a capital mineira pelos próximos quatro anos. Ela também falou sobre o aumento do número de mulheres eleitas para a Câmara Municipal, de quatro nas Eleições 2016 para 11 nas eleições deste ano. “Esse aumento na diversidade de gênero na Câmara é fundamental para incentivarmos ainda mais a participação feminina na política e mostrarmos a importância do papel da mulher na sociedade”, disse a diretora do Foro Eleitoral.

A diplomação dos eleitos em Belo Horizonte seria transmitida pelo YouTube, mas problemas técnicos nos equipamentos da empresa terceirizada que presta serviços de filmagem para o TRE impediram que o público e a imprensa acompanhassem o evento pela internet. O Tribunal lamenta o ocorrido e informa que a empresa será responsabilizada.

Confira as fotos da cerimônia no Flickr.

O que é a diplomação

Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que, em eleições municipais, são assinados pelo juiz diretor do Foro Eleitoral ou juiz eleitoral responsável por cada município. Não foram diplomados os candidatos cujo registro de candidatura está indeferido com recurso.

A data-limite para a diplomação, prevista no calendário eleitoral, era 18 de dezembro. Mas cada zona eleitoral teve autonomia para definir a data da cerimônia nos municípios sob sua responsabilidade.

Devido à pandemia de covid-19, cada zona eleitoral em Minas Gerais pôde avaliar as condições na região que administra e optar por fazer uma cerimônia virtual, por meio de plataforma de videoconferência, ou presencial, com limitação à presença de convidados e protocolos sanitários a serem observados.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido