Atletas de times de BH participam da Semana do Jovem Eleitor

Jogadores de Atlético e Cruzeiro vão aproveitar a campanha da Justiça Eleitoral para fazer o título de eleitor

De 25 a 29 de novembro, a Justiça Eleitoral promoverá, em todo o país, a Semana do Jovem Eleitor, com ações voltadas para os jovens que deverão votar pela primeira vez nas Eleições 2020. O objetivo da campanha é conscientizar os cidadãos de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, sobre a importância de sua participação na escolha de seus representantes políticos.

Em Minas Gerais, o TRE receberá jogadores das categorias de base e do time feminino do Atlético no dia 25 de novembro e jogadores das categorias de base do Cruzeiro no dia 26, para fazerem o alistamento eleitoral. Nos dois dias, o atendimento dos atletas será a partir das 14h, na Central de Atendimento ao Eleitor na Avenida do Contorno, 7.038, no bairro Lourdes. Todos eles terão os dados biométricos coletados.

Nas Eleições 2018, os eleitores com 16 e 17 anos eram 1.400.617 e representavam 0,95% do eleitorado total do país. Em Minas Gerais, eram 112.868, equivalentes a 0,71% do eleitorado (15.700.966). Atualmente, o Cadastro Eleitoral contabiliza 1.310.194 eleitores registrados com 16 e 17 anos no Brasil. Em Minas, são 103.494. Os números são menores do que o verificado no último pleito porque parte desses eleitores já atingiu a maioridade.

Alistamento eleitoral

Para fazer a primeira via do título de eleitor, basta o jovem ir a um cartório eleitoral, central ou posto de atendimento e levar documento oficial de identidade e comprovante de endereço. São aceitos como documento a carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista, certidão de nascimento ou casamento. Caso o documento oficial de identificação apresente abreviatura no nome dos pais ou do eleitor, deve ser apresentada documentação complementar. Para os homens que já completaram 18 anos, deve ser apresentado também o comprovante de quitação com o serviço militar.

Em todos os municípios mineiros, o atendimento pode ser agendado ou por ordem de chegada. Para fazer o agendamento, basta ligar para o Disque-Eleitor (telefone 148) ou acessar o site do TRE-MG.

Veja mais informações sobre a Semana do Jovem Eleitor.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

Últimas notícias postadas

Recentes