Novo presidente do TRE de Minas destaca os desafios da Justiça Eleitoral

Evento de posse foi nesta terça-feira (18)

Cerimônia de posse do desembargador Rogério Medeiros

Os novos presidente e vice-presidente/corregedor do TRE-MG, desembargadores Rogério Medeiros e Alexandre Victor de Carvalho, tomaram posse nesta terça-feira (18) durante sessão solene (foto) no auditório do Primeiro Tribunal do Júri do Fórum de Belo Horizonte. O desembargador Rogério Medeiros passa a ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Pedro Bernardes, cujo biênio se encerrou no Tribunal.

Em seu discurso de posse , o novo presidente do TRE, desembargador Rogério Medeiros, ressaltou a importância das suas origens em São João del-Rei e de como sua família, amigos e professores foram o alicerce para construir a sua formação humana. “Mineiro, são-joanense e devoto, agradeço a Deus por tudo o que colhi nessa longa caminhada; por tudo o que aprendi; pelas alegrias e tristezas; pelas vitórias e derrotas; e, acima de tudo, por guardar a minha fé! Sou “Minas”, porque nascido na aurífera, barroca e histórica São João del-Rei.

Sou “Gerais”, porque meu avô paterno, Euclydes Garcia de Lima, nasceu em Córrego Danta, sertão do Alto Paranaíba; e também porque fui juiz em Montes Claros, coração robusto do sertão norte-mineiro”, disse.

Rogério Medeiros também destacou como é gratificante servir à Justiça Eleitoral e lembrou dos desafios enfrentados nas últimas eleições e dos próximos que estão por vir. “Temos como meta preparar as eleições municipais de 2020. Dedicaremos especial atenção à cruciante problemática das fake news . Com o advento da internet, são disseminadas notícias falsas que se espalham pelo mundo virtual. ”, disse.

O novo presidente também ressaltou que dará continuidade ao cumprimento das metas da biometria para o eleitorado do Estado ao mesmo tempo em que os cidadãos serão incentivados a participar do processo político-eleitoral. E concluiu: “Deixei para o final a meta principal da minha gestão: viabilizar o julgamento efetivo das ações penais, que envolvem crimes comuns conexos com crimes eleitorais. É decorrência natural da decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal nos autos do inquérito nº 4435.”

Durante entrevista coletiva concedida antes da cerimônia, Rogério Medeiros também falou sobre os projetos para a sua gestão, sendo o primeiro deles a criação e instalação de duas zonas eleitorais na capital que julgarão todos os processos criminais de crimes comuns conexos aos eleitorais no Estado. “Não são muitos, mas são complexos, pois pedem extrema investigação”, disse. A conscientização para a eleição de 2020, através de parcerias da Justiça Eleitoral com outras instituições, com foco na educação digital e o combate às fake news é o outro projeto prioritário do desembargador.

Discursos

Em seu discurso de despedida , o desembargador Pedro Bernardes falou sobre a experiência gratificante e desafiadora que foi presidir a Instituição durante as eleições de 2018. Desejou aos desembargadores Rogério e Alexandre um sucesso maior do que o alcançado por ele.

Em nome da Corte Eleitoral, falou o juiz Nicolau Lupianhes, que compõe o quadro de juízes do Tribunal, citando os 87 anos da Justiça Eleitoral, com grandes homens ocupando a Presidência do TRE, e destacando a trajetória do desembargador Rogério Medeiros e do vice-presidente Alexandre Carvalho. “O controle efetivo das fake news , a implantação do PJe (processo judicial eletrônico) no interior e ampliação da biometria são os desafios gerenciais da nova administração”, completou.

Falando em nome do Ministério Público, o procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini, ressaltou o esforço e dedicação pessoal que os desembargadores entregaram ao TRE durante as eleições de 2018, que foram um grande desafio para a justiça eleitoral. “O sistema eleitoral mudou drasticamente de forma definitiva no último ano; o Ministério Público deseja sucesso nessa difícil jornada que se inicia”.

O presidente da OAB-MG, Raimundo Cândido Júnior, lembrou que todo poder emana do povo e por ele deve ser exercido, parabenizando e desejando sucesso na caminhada do novo presidente e do vice-presidente. “Nós, em nome da advocacia mineira queremos parabenizá-lo com a certeza de que a Justiça Eleitoral será respeitada, como vem acontecendo”, disse.

Presenças

Além dos que discursaram, diversas autoridades compareceram à cerimônia, dentre elas, todos os integrantes da Corte Eleitoral; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais; o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus Filho; o presidente do TRE-SP e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, Carlos Eduardo Cauduro Padin; presidentes dos TREs do Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Maranhão; dirigentes de outras instituições públicas, desembargadores da ativa e aposentados e representantes de associações ligadas à magistratura.

Conheça a trajetória dos novos dirigentes do TRE .

Veja mais fotos no Flickr .

Siga-nos no Twitter e no Instagram .
Curta nossa página no Facebook .

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido