Em debate no TRE, especialistas condenam o discurso de ódio

Grande desafio para as próximas eleições será enfrentar o problema

Evento Terceiro Turno realizado no dia 28/6/2019 no TRE/MG

A Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do TRE de Minas Gerais, promoveu, nesta sexta-feira (28), mais uma edição do projeto Terceiro Turno – Temas Eleitorais em Foco, com debate sobre a liberdade de expressão e discurso de ódio nas eleições.

A professora Edilene Lobo, doutora pela Universidade Católica de Minas Gerais, advogada com experiência na área eleitoral, acredita que o discurso de ódio não é um direito, é uma violência e tem que ser combatido. “São palavras, nas suas diversas formas, que revelam insultos”.  A grande questão é como combatê-lo de modo eficaz quando o principal veículo de disseminação é a internet. Para a advogada, o ponto de partida é a Constituição Federal, que preconiza o Estado Democrático de Direito, onde não são discriminações e preconceitos não devem ser admitidos. “Não basta achar que a justiça eleitoral tem que combater o discurso de ódio; a justiça eleitoral terá que investir em educação, no discurso livre e de qualidade”, concluiu.

Já a advogada e professora Patrícia Henriques Ribeiro, mestre e doutoranda pela Universidade de Direito de Lisboa, destacou que a grande dificuldade é descobrir soluções para se combater as notícias falsas, que sempre existirão, principalmente com o avanço da tecnologia, e que o Direito precisa de um apoio de outras ciências, pois sozinho não será possível vencer tal desafio. Para Patrícia Ribeiro, a justiça eleitoral terá que rever sua atuação e ser mais ágil no cumprimento das decisões judiciais eleitorais, pois a eleição requer celeridade. “Antes pensávamos em liberdade de expressão como uma coisa muito difícil; hoje é muito fácil manifestar a opinião, as pessoas se sentem encorajadas e acham que podem fazer tudo na internet, disseminar o ódio. Existem mecanismos para enfrentarmos isso”, disse. “O grande desafio para as eleições 2020 é buscarmos solução para essa questão do discurso de ódio e da desinformação”, ressaltou.

O encontro foi mediado por Diogo Cruvinel, mestre em Ciência Política pela UFMG e servidor do Tribunal, que lembrou, entre outros pontos, que o “discurso de ódio, para se tornar um ato violento, é um pulo”. Ao abrir o evento, o presidente do TRE-MG, desembargador Rogério Medeiros, destacou seu interesse pelo assunto e, ainda, “que é sempre uma enorme satisfação participar do projeto do terceiro turno, que já se consagrou no meio acadêmico e midiático”.

O projeto 3º Turno tem como objetivo divulgar pesquisas e publicações de magistrados, promotores, advogados e servidores públicos sobre temas jurídicos relacionados ao processo eleitoral.

O programa já está disponível no Youtube do TRE e a TV Assembleia irá também veiculá-lo durante sua programação nas próximas semanas.

 

Página do TRE-MG no Youtube: https://www.youtube.com/user/Ascomtremg

Siga-nos no Twitter.

Curta nossa página no Facebook.

 

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido