Cefet-MG usará urnas eletrônicas em eleição do diretor-geral da instituição

Parceria entre o Centro Federal de Educação Tecnológica e o TRE envolve o empréstimo de 78 urnas eletrônicas

Na próxima segunda-feira (24), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) irá realizar eleição para o cargo de diretor-geral da instituição. Para garantir a segurança e agilidade da votação, a instituição utilizará 78 urnas eletrônicas emprestadas pelo TRE-MG, por meio de uma parceria. O pleito acontecerá das 8h30 às 21h nos municípios de Belo Horizonte, Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno, Curvelo e Contagem.

Além do empréstimo das urnas eletrônicas, a parceria entre o TRE e o Cefet inclui o apoio das zonas eleitorais dos municípios envolvidos e da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, responsável por gerar as mídias específicas para a eleição parametrizada. Além disso, dará suporte às zonas eleitorais, que farão a inserção dos dados nas urnas eletrônicas e darão apoio ao Cefet no dia da votação. 

Serão 336 mesários, dentre funcionários e alunos do Cefet, que atuarão nas 56 seções eleitorais. Eles foram treinados entre os dias 17 e 19 de junho pelas zonas eleitorais responsáveis de cada município em que acontecerá a votação.  Estima-se que cerca de 20 mil alunos e servidores, dentre professores e técnicos administrativos, irão às urnas para eleger o diretor-geral. Três candidatos concorrem à vaga. 

O Centro Federal já realizou eleições parametrizadas outras duas vezes, nos anos de 2011 e 2015. O professor Ulisses Cotta, representante da instituição na parceria, afirma que “o Cefet-MG confia na urna eletrônica, em toda segurança e agilidade que ela nos dá, não só na apuração como também no sigilo da votação”. 

Eleições Parametrizadas 

As eleições parametrizadas são uma forma de aproximação entre a Justiça Eleitoral e a comunidade. Elas podem ser solicitadas por instituições públicas organizadas e de ensino. Em anos não eleitorais, os pedidos podem ser estendidos a outras entidades.

Não há custos para o TRE-MG, pois os valores para a realização das eleições são de responsabilidade das instituições requisitantes. As orientações sobre o empréstimo de urnas eletrônicas estão na Resolução 745/2009 do TRE-MG.

 

http://www.tre-mg.jus.br/eleicoes/emprestimo-de-urnas/urnas-eletronicas

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido