Tribunal sorteia urnas que serão auditadas no dia do segundo turno

Cinco urnas passarão pela auditoria de funcionamento em condições normais de uso e dez serão submetidas à verificação de autenticidade e integridade dos sistemas

TRe-MG sorteio das urnas para auditoria. eleiçoes paralelas. Foto: Cláudia Ramos

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sorteou, neste sábado (27), em audiência pública, as cinco urnas eletrônicas que serão submetidas à auditoria de funcionamento da urna em condições normais de uso e as dez urnas que passarão pela auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas. As duas auditorias acontecem neste domingo. O sorteio foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE no YouTube. 

Para a auditoria de funcionamento da urna em condições normais de uso, foram sorteadas: seção 239 da 33ª Zona Eleitoral, de Belo Horizonte - SENAC, Rua Tupinambás, nº 1.038, Centro; seção 54 da 314ª Zona Eleitoral, de Uberlândia; seção 38, da 231ª Zona Eleitoral, de Raul Soares; seção 76 da 13ª Zona Eleitoral, de Andradas; e seção 54, município de São Felix de Minas, pertencente à 117ª Zona Eleitoral, de Galiléia.   

As urnas sorteadas serão retiradas de seus locais de origem (já lacradas com os candidatos e eleitores da seção) e transportadas em carros do Tribunal, aviões ou helicópteros cedidos pela Polícia Militar e Civil, e serão trazidas para Belo Horizonte, onde ficarão sob a vigilância da Polícia Militar. Essa auditoria acontece na sede do TRE, de 8h as 17h, e tem o objetivo de comprovar a segurança e a confiabilidade do sistema informatizado de votação, por meio da comparação dos resultados da votação na urna eletrônica e em cédulas de papel. Os cinco cartórios eleitorais deverão agora substituir essas urnas por equipamentos de reserva já existentes nas zonas.   

Já a auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas é feita na própria seção eleitoral, no domingo de eleição, a partir de 7 horas. As urnas sorteadas são: seção 201, da 331ª ZE de Belo Horizonte (Escola Municipal Ozanan Coelho, Rua Ângela Benareges, 14, Capitão Eduardo); seção 148, da 298ª ZE de Nova Serrana; seção 176, da 313ª ZE de Contagem; seção 11, da 188ª ZE de Mutum; seção 72, da 197ª ZE de Oliveira; seção 3, da 138ª ZE de Itanhomi; seção 1, da 147ª ZE de Janaúba; seção 328, da 152ª ZE de Juiz de Fora; seção 18, da 5ª ZE de Aimorés; e seção 130 da 87ª ZE de Conselheiro Lafaiete. 

O sorteio das urnas foi realizado na Sala de Sessões do TRE-MG, e a audiência pública foi conduzida pela juíza auxiliar da Presidência do TRE/MG, Roberta Fonseca. Estiveram presentes o desembargador Rogério Medeiros, vice-presidente e corregedor do TRE; Carlos Henrique Dumont Silva, procurador da República; promotores e juízes das zonas eleitorais de Belo Horizonte,  representantes de órgãos de segurança, de partidos políticos e de entidades da sociedade civil, bem como de uma representante da OEA que está acompanhando a eleição no Brasil. Todo o procedimento foi acompanhado por uma empresa de auditoria contratada pelo TSE.   

Saiba mais sobre os procedimentos de auditoria.

 

Siga-nos no Twitter e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido