TRE diploma os eleitos em 2018

Cerimônia aconteceu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte

Diplomação dos eleitos 2018 - Foto: Cláudia Ramos / CCS / TRE-MG

Nesta quinta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais diplomou os eleitos no estado no pleito de 2018, em uma cerimônia no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Foram entregues os seguintes diplomas: ao governador Romeu Zema e seu vice, Paulo Brant; aos dois senadores e seus suplentes; deputados federais e deputados estaduais. Cinco eleitos não compareceram à solenidade.

A sessão solene de diplomação foi conduzida pelo desembargador Pedro Bernardes, presidente do TRE-MG, e contou com a presença de todos os integrantes da Corte Eleitoral e de diversas autoridades, incluindo representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado.  Familiares, outros convidados dos eleitos e mais de 100 jornalistas, de 40 veículos de comunicação, também acompanharam a cerimônia, que foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia.

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência do maestro titular Sílvio Viegas, se apresentou durante o evento. Além de tocar o Hino Nacional, a Orquestra executou peças como “Alvorada”, de Carlos Gomes, e “Suíte Minas Gerais”, composta pelo maestro Marcelo Ramos.

Em seu pronunciamento, o presidente do TRE registrou seu “profundo agradecimento” a todos os profissionais envolvidos na realização das eleições: mesários, magistrados da Corte e das zonas eleitorais, servidores e demais colaboradores do TRE, representantes do Ministério Público e outras instituições parceiras da Justiça Eleitoral, como as forças policiais. O desembargador Pedro Bernardes ressaltou que esse pleito foi um dos mais desafiadores da história em Minas Gerais e em todo o Brasil, mas, “apesar de todas as dificuldades e obstáculos enfrentados ao longo de sua história, a Justiça Eleitoral e, em particular, em nosso estado de Minas Gerais, destaca-se, cada vez mais, por sua confiabilidade perante o eleitorado deste país, a partir da constante modernização de suas técnicas e, em especial, a partir de uma sintonia apurada em relação ao seu principal público – o eleitor”.

Ao discursar, o governador eleito Romeu Zema ressaltou o importante trabalho da Justiça Eleitoral. “Recebemos da Justiça Eleitoral o reconhecimento do resultado livre e espontâneo das urnas. Ressalto meu profundo agradecimento aos eleitores”, disse.

A cerimônia foi suspensa durante a diplomação dos deputados federais eleitos em virtude de desentendimentos entre parlamentares de correntes políticas diferentes. Logo após, a solenidade foi retomada com a diplomação de todos os eleitos presentes.

A diplomação

A cerimônia de diplomação dos eleitos encerrou o processo eleitoral de 2018. A entrega dos diplomas é um ato solene em que a Justiça Eleitoral reconhece oficialmente os eleitos para cada cargo, e é requisito para a posse.

Os cinco eleitos que não compareceram à cerimônia e os três primeiros suplentes de deputado federal e estadual poderão retirar o documento na Coordenadoria de Registro, Propaganda e Anotações Partidárias, a partir do dia 20 de dezembro, das 13h às 17h. É importante que liguem para o telefone 3307-1226 para confirmação. Os demais suplentes poderão apresentar requerimento no Protocolo Geral do TRE solicitando o respectivo diploma.

Veja outras fotos da solenidade na página do TRE no Flickr. Foram publicados três albuns com as imagens da cerimônia.

Confira a reportagem em vídeo sobre a diplomação.


Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

icone mapa

Endereço e telefones do tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta, das 7h às 19h

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido