TRE empresta urnas eletrônicas para eleições da OAB

18/11/2021

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Minas Gerais realiza, no dia 27 de novembro, as eleições dos representantes da advocacia estadual nas 247 Subseções e dos integrantes da Diretoria, Conselho Seccional, Diretoria da Caixa de Assistência, Conselheiros Federais e suplentes. Pela primeira vez, a entidade fará uma eleição parametrizada, com o uso de urnas eletrônicas.

Os 245 municípios que são sede de subseção da OAB utilizarão urnas eletrônicas.

Equipes de vários setores do TRE estão dando apoio à OAB na preparação da votação. De acordo com o Núcleo de Apoio Jurídico-Administrativo à Eleição (NAJEL), esse processo se divide em três etapas: a vistoria dos locais de votação, o treinamento de mesários e a preparação das urnas.

A vistoria dos locais, que já se iniciou, está a cargo de representantes da OAB e segue os protocolos do formulário de vistoria fornecido pelo TRE. Os mesários, que são todos associados à Ordem, receberão treinamento por meio de vídeo produzido pelo Núcleo de Mesários e Central das Eleições (NUMEC), com orientações a respeito de manuseio da urna, identificação do eleitor e procedimentos de votação.

A preparação das urnas consiste, primeiro, na criação de mídias com dados dos candidatos e advogados aptos a votar. Essa etapa é responsabilidade da Seção de Sistemas Eleitorais (SESEL/STI). A carga acontece no Centro de Apoio do TRE, de onde partirão para os locais de votação de todo o estado. O transporte é feito pela OAB, que recebeu apoio logístico da Coordenadoria de Controle Patrimonial (CCP). O armazenamento das urnas é feito nas subseções da Ordem em cada município/região.

Na véspera das eleições, representantes da OAB realizarão a conferência de data e hora em todos os aparelhos e, em caso de erro, elas serão atualizadas com novas mídias por servidores de cartórios eleitorais. As equipes das zonas eleitorais também prestarão suporte às seccionais no dia da eleição, caso haja algum problema com as urnas eletrônicas durante a votação.

Confira no Comunicado nº 29/2021 da Diretoria-Geral o cronograma e orientações sobre as eleições parametrizadas da OAB.