Termina hoje a Semana de Acessibilidade e Inclusão

A Semana de Acessibilidade e Inclusão deste ano trouxe à reflexão o tema “Incluir para nos Humanizar”. A programação encerra-se oficialmente hoje, 24 de setembro. Neste ano, a Semana teve um olhar voltado para dentro do Tribunal, buscando dar espaço e voz às servidoras e servidores com deficiência.

Nesse sentido, o destaque da Semana foi o evento da Roda de Conversa, realizada ontem (23), pela plataforma Teams, quando foi debatida a temática: “Incluir para nos humanizar”. Cerca de 35 participantes, com alguma deficiência ou não, puderam falar sobre a importância da sociedade ser mais inclusiva e que  é  tarefa de todos contribuir para que isso aconteça. Também foi discutido que acessibilidade é um conceito universal, e que o termo correto a se utilizar é “pessoa com deficiência”, mesmo que isso traga algum constrangimento ou estranheza para algumas pessoas.

O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, Paulo Tamburini, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão fez a abertura do evento, e destacou que a alta gestão está empenhada em realizar projetos para atender às necessidades de acessibilidade, tanto para as servidoras e servidores, quanto para o eleitorado.

Águeda Nery, secretária da Comissão de Acessibilidade agradeceu em nome da Comissão e do Núcleo de Acessibilidade (NACEL), e deixou uma mensagem de gratidão:

"Caros colegas, hoje estamos encerrando mais uma Semana de Acessibilidade e Inclusão do TRE-MG com a certeza de que demos mais um passo!

As mensagens e campanhas veiculadas, os depoimentos de servidores com deficiência e a roda de conversa promovida pela Comissão de Acessibilidade foram a demonstração de que, pouco a pouco, a cultura da inclusão vem sendo construída neste Tribunal e na sociedade, mas também nos trouxe o quanto ainda é preciso caminhar e avançar nesta realidade!

Constatamos que esta construção depende de todos nós, pessoas com deficiência ou não, a partir da abertura ao outro, nos permitindo conhecer a sua realidade, atender às suas necessidades e nos enriquecer com esta convivência. É nesse encontro que crescemos e deixamos de ser o "eu" versus o "outro" e passamos a ser "Nós"! A inclusão nos humaniza!"

Uma das iniciativas da Semana foi a inserção diária de vídeos com depoimentos dos colegas com deficiência sobre sua experiência de vida, com ênfase para o dia a dia no Tribunal. 

Confira todos os depoimentos dos colegas.