Projeto 3º Turno vai analisar medidas judiciais no combate à desinformação

A sexta edição de 2021 do projeto 3º Turno terá como tema Medidas Judiciais no combate à Desinformação. O encontro será na próxima quinta-feira (30), às 14h, no canal do TRE no YouTube.  O evento será em formato de live, o que possibilitará interação do público por meio do chat.

Irão debater sobre o assunto Paula Bernadelli, graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná com habilitação em Direito do Estado, integrante da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), da Comissão Permanente de Estudos em Direito Político e Eleitoral do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP e da Associação Visibilidade Feminina e pesquisadora do grupo de estudos Neuromarketing e Psicometria Eleitoral da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

O outro debatedor é Thiago Berlitz Rondon, coordenador digital de combate à desinformação no Tribunal Superior Eleitoral, coautor da pesquisa “Desinformação em Eleições: desequilíbrios acelerados pela tecnologia” e do White Paper “Recomendações Sistêmicas para Combater a Desinformação nas Eleições do Brasil” pelo Instituto Tecnologia & Equidade em 2018. Coidealizador com o Movimento Contra Corrupção Eleitoral da plataforma Voto Legal que utiliza blockchain para autenticidade, transparência e confiabilidade de doações eleitorais e ganhador do prêmio Innovare. Codesenvolvedor do projeto e algoritmo pegabot de código aberto para deteção de robôs. Cofundador da startup AppCívico, que atua com o desenvolvimento de tecnologias cívicas.

O encontro será mediado por Lara Marina Ferreira, mestre em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, assessora de Ministro do TSE e membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP.

O evento pode ser assistido pelo EAD da Escola Judiciária Eleitoral EJE-MG, para recebimento do adicional de qualificação.