Presidente conhece instalações e equipe do NAJEL e do NUMEC

22/10/2021

Nesta quinta-feira (21), foram instalados oficialmente o Núcleo de Apoio Jurídico-Administrativo à Eleição (NAJEL) e o Núcleo de Mesários e Central das Eleições (NUMEC), duas unidades criadas recentemente, como parte da reestruturação administrativa do TRE. Os dois núcleos, com foco em processos diretamente relacionados à eleição, estão vinculados à Secretaria de Gestão de Atos Eleitorais e Partidários (SGE).

As equipes do NAJEL e do NUMEC trabalham em uma sala no 8º andar do edifício-sede, na Avenida Prudente de Morais, 100. O desembargador Marcos Lincoln dos Santos, presidente do TRE, foi conhecer as instalações e as equipes das duas unidades.

Ana Eliza Pandolfi, titular da SGE; Glória Araújo, titular do NAJEL; e Juliana Dornelas, titular do NUMEC, explicaram as atribuições das duas unidades e projetos que já estão sendo preparados para as Eleições 2022. Ana Eliza destacou que as alterações implementadas no perfil da SGE foram decorrentes de percepções desenvolvidas durante o processo eleitoral, quando se identificava que alguns processos de trabalho de eleição eram destinados a determinadas áreas sem estarem definidos em suas atribuições regulamentares, causando descontinuidade administrativa e perda de conhecimento institucional. Dentre esses processos, encontravam-se a gestão da atuação dos mesários, a auditoria da votação paralela, o mapeamento de ambientes de eleição, a comissão apuradora, a Central das Eleições e a avaliação das eleições.

O presidente demonstrou interesse em especial pelos trabalhos relacionados às auditorias da votação e aos mesários. Durante a conversa, ele desejou sucesso às equipes e disse estar empenhado em “Ver tudo que é preciso fazer para encaminhar bem a preparação das eleições. Acredito que um trabalho feito com responsabilidade melhora a prestação de serviços e a atuação do Tribunal”.