Instruções ajudam a criar um Catálogo de Atividades (CAT)

15/10/2021

Para a unidade ter o seu catálogo de atividades (CAT) aprovado, o primeiro passo é criar um processo SEI tipo Teletrabalho/assunto CAT e construir o respectivo catálogo no documento modelo existente no SEI para esse fim (Form CAT – Catálogo de Atividade da Unidade). O Chefe da Seção de Gestão de Processos Organizacionais (SPROC), Rogério Tavares, explica que as atividades devem sempre ser descritas no substantivo e, preferencialmente, utilizando-se de termos bem concretos e precisos. Cada setor pode criar o seu CAT, independentemente de outros setores da sua coordenadoria ou secretaria, desde que tenha a validação dos gestores.

“Sugerimos que as unidades interessadas, antes de construírem seus CATs, consultem a versão atualizada da planilha publicada no SIAD, pois nossa orientação é que, na medida do possível, levem em conta, nos seus catálogos, as atividades já previstas no CAT Geral, com os respectivos níveis de complexidade e tempos estimados. Se for necessário, acrescentamos novas atividades na planilha unificada, a partir das propostas apresentadas pelas áreas”, explica Ana Márcia Passarini, da Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE) e integrante da Comissão Gestora do Teletrabalho.

Na planilha publicada no SIAD pela SPROC (tipo de documento “Catálogo de Atividades da Unidade”), há, além do CAT consolidado, uma aba com algumas instruções para preenchimento do CAT e também do PIT, que deve ser construído a partir de uma das abas dessa planilha. Em breve, a Comissão Gestora do Teletrabalho deverá publicar na intranet um FAQ com mais orientações a respeito do tema.

Cinco unidades da Secretaria já tiveram seus Catálogos de Atividades aprovados pela Comissão Gestora do Teletrabalho e pela Diretoria-Geral. Esses catálogos foram consolidados pela SPROC/CGE em uma única planilha, publicada no SIAD, e que será atualizada sempre que novos setores interessados no ingresso no Teletrabalho tiverem seus catálogos aprovados. A partir dessa aprovação, é possível aos servidores interessados dessas unidades apresentarem seu “Plano Individual de Teletrabalho” (PIT) para ingresso no teletrabalho, conforme prevê a Resolução 1.170/2021.

O CAT com as atividades dos cartórios eleitorais está em fase de revisão e, nas próximas semanas, deverá ser proposto pelo Grupo de Trabalho responsável pela sua elaboração.