O Dia da Árvore reforça a importância da preservação do meio ambiente

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

De acordo com informações da Seção de Gestão Sustentável (SGESU), é um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Conforme dados repassados pela SGESU, um eucalipto rende de 20 a 24 mil folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura), aquele comum, usado em casa e nos escritórios. Como são necessárias 11 árvores para produzir uma tonelada de papel, e o consumo do brasileiro é de 44 kg por ano, cada um de nós consome em média meia árvore por ano.

Aqui no TRE podemos contribuir para diminuir o consumo de papel, fazendo impressões em frente e verso, descartando corretamente os papéis nas lixeiras apropriadas e evitando imprimir textos tanto quanto possível. Faça a sua parte!

Confira a publicação do TRE no Instagram em homenagem ao Dia da Árvore