Núcleo se apresenta a cartórios para estreitar laços de aproximação com Secretaria do TRE

26/10/2021

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio aos Cartórios Eleitorais (NACEL) realizou, de 18 a 22 de outubro, reuniões virtuais com os chefes de cartório das 304 zonas eleitorais para apresentar o Núcleo, e suas atribuições, e o Grupo Escuta Minas, responsável por representar, no Tribunal, as zonas eleitorais integrantes de dez regiões do estado.

Segundo a chefe do NACEL, Tânia Macedo, o foco principal do Núcleo é possibilitar uma maior aproximação entre os cartórios e a Secretaria do Tribunal, solucionando, assim, o principal problema de comunicação entre esses setores, que era deficitária - apontado de maneira recorrente, especialmente nas avaliações de eleições.

O NACEL formou ainda grupos de WhatsApp para ter uma interação permanente e confiável com os cartórios. A ideia é de que esse canal seja utilizado apenas para situações de emergência, com a confiabilidade de uma equipe integrada.

Ainda de acordo com Tânia, se por um lado, o apoio institucional aos cartórios é uma vertente do trabalho do Núcleo, a implementação as ações do Programa de Acessibilidade do TRE é um outro grande desafio. A direção da Casa criou o Núcleo como o braço executivo da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão para implementar as ações do programa.

O TRE agora pretende consolidar uma Justiça Eleitoral mineira mais acessível e inclusiva, conforme determina a Resolução nº 401/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).