Novembro é o mês de conscientização sobre do câncer de próstata

05/11/2021

O mês de novembro se inicia com a campanha de conscientização para a prevenção contra o câncer de próstata. A ação conhecida como novembro azul, que se originou de movimento de um grupo de amigos na Austrália, se espalhou pelo mundo no início do século XXI, e até hoje serve como forma de quebrar preconceitos e barreiras relacionadas à saúde masculina.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 15 mil pessoas morrem de câncer de próstata todos anos, e até o fim de 2021, 65 mil pessoas serão diagnosticadas. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, é o 2º tipo de tumor mais comum entre homens, e 25% dos portadores morrem em decorrência dele. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90%.

A conscientização durante esse mês e a todo momento é essencial, e a prevenção só acontece quando não há preconceito. Por tanto, cuide-se e informe as pessoas próximas. O TRE-MG apoia essa campanha e incentiva todas e todos a participarem.

Se você realizou alguma ação no seu setor, como a utilização de roupas azuis por parte da equipe ou qualquer outra iniciativa, envie fotos da participação pelo SOS, por meio de chamado para a Comunicação.