Mesário voluntário é peça fundamental no processo democrático brasileiro

06/12/2021

Trabalho de cidadãs e cidadãos durante as eleições é lembrado no Dia Internacional do Voluntariado

Nesse domingo (5), foi celebrado o Dia Internacional do Voluntariado, data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, com o objetivo de desenvolver o espírito de solidariedade em escala global. E o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se integra a diversas atividades que promovem o voluntariado, sendo a principal delas o programa Mesária e Mesário Voluntário.

De dois em dois anos, centenas de milhares de eleitoras e eleitores brasileiros se prontificam voluntariamente a auxiliar os trabalhos da Justiça Eleitoral, conscientes da importância do seu papel para garantir à população o pleno e seguro exercício do voto. A gestora comercial Maria Irene Siqueira, que já foi mesária voluntária por duas eleições em Fortaleza (CE), destaca a importância de ajudar o processo democrático do país.

Segundo informações dos tribunais regionais eleitorais (TREs), nas Eleições Municipais de 2020, atuaram 1.453.578 mesários, sendo 958.992 (66%) de forma voluntária. Esses colaboradores da Justiça Eleitoral se concentravam na faixa etária de 20 a 45 anos, sendo a maioria (66,4%) mulheres. O número total de pessoas que trabalharam como mesários no ano passado ultrapassou 1,5 milhão.

Para a Justiça Eleitoral, essa colaboração é absolutamente essencial para a realização das eleições, contribuindo de forma decisiva para a legitimidade do processo e ajudando a concretizar a missão cidadã de cada pessoa. A coordenadora substituta do Grupo de Trabalho (GT) sobre Mesários do TSE, Thayanne Fonseca, ressalta a atuação dessas pessoas que, voluntariamente, dão valiosa contribuição para o fortalecimento da democracia.

“O trabalho dos mesários, sobretudo dos que se voluntariam, é extremamente importante para o pleno exercício democrático. Eles garantem que o eleitor tenha plenas condições de exercer livremente o direito de votar, com sigilo, sem qualquer tipo de interferência. Penso que se voluntariar para essa função é uma oportunidade de conhecer bem de perto todo o processo e poder atestar toda a lisura e segurança das eleições”, enfatiza.

Dúvidas sobre como ser mesário voluntário em 2022? Fique por dentro!

Saiba mais informações no Canal do Mesário. 


Importância das ações voluntárias

A sociedade reconhece a importância do trabalho voluntário em diversos setores. Na Justiça Eleitoral (JE), certamente a atuação dos mesários representa essa ação espontânea. Na opinião da médica psiquiatra e doutora em saúde mental Maria Cecília Freitas, a ação voluntária é, acima de tudo, uma questão de empatia e de ação benéfica.

“Todos nós temos esse sentimento de ajuda ao próximo. A generosidade, o contribuir com o outro exercem de maneira positiva, psicologicamente, em cada um. Quando eu ajudo e vejo o efeito e as ações da minha contribuição no outro, isso ativa na gente uma questão de empatia, que gera um bem-estar. Esse sentimento dá ao voluntário um sentimento de que a vida tem propósito”, destaca.

* Notícia adaptada do site do TSE.