Foro de BH tem novas instalações

14/12/2021

O desembargador Marcos Lincoln, presidente do Tribunal, inaugurou nesta terça-feira (14), a sede do Foro Eleitoral de Belo Horizonte e as novas instalações do Núcleo de Assessoramento em Feitos Criminais (NAFEC). Estiveram presentes no local o desembargador Maurício Soares, vice-presidente e corregedor; a juíza Fabiana da Cunha Pasqua, diretora do Foro de BH; magistrados integrantes da Corte Eleitoral; o juiz Paulo Tamburini, auxiliar da Presidência; a juíza Cristiana Gualberto, auxiliar da Corregedoria, e Maurício Caldas, diretor-geral do Tribunal. Diversos titulares de Secretaria, chefes de cartório, servidoras e servidores compareceram ao evento.

Ao descerrar a placa de inauguração, a juíza Fabiana Pasqua afirmou que as novas instalações do Foro e do NAFEC representam uma “conquista e o reconhecimento do trabalho e dos servidores que se desvelam em prol da Justiça Eleitoral ”.

Para o desembargador Marcos Lincoln, “a criação desta unidade do Foro Eleitoral de Belo Horizonte como uma unidade desvinculada de zona eleitoral e, ainda, a entrega deste espaço, agrega-se a uma reconhecida valorização e enaltecimento da primeira instância do Tribunal, e, certamente, um grande e importante marco para a história deste Regional”.  

Desde maio de 2021, o Foro Eleitoral da Capital passou a ser uma unidade do Tribunal e, por isso, houve a necessidade de alocação em um ambiente adequado aos trabalhos de interlocução entre os cartórios eleitorais e as unidades da Secretaria e atividades de gestão e gerenciamento. Também o Núcleo de Assessoramento em Feitos Criminais foi reposicionado (do Edifício-Sede para o Edifício Pio Canedo) em virtude das atividades que realiza.

Foi feita a reorganização do espaço do terceiro andar do Edifício Pio Canedo (avenida do Contorno, 7.038), com a instalação de dry wall com isolamento acústico, pontos lógicos e de energia e estações de trabalho adequadas às atividades das unidades. O espaço era anteriormente ocupado pela Sala de Audiências, que foi realocada em um espaço de uma sala de reuniões localizada no sétimo andar.