Dia da Internacional da Democracia: momento de refletir sobre a importância da Justiça Eleitoral

No dia 15 de setembro é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional da Democracia.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas, com o objetivo de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais. Ao adotar a data comemorativa, a Assembleia Geral da ONU reafirmou que a democracia é “um valor universal baseado na vontade, expressa livremente pelo povo, de determinar o seu próprio sistema político, econômico, social e cultural, bem como na sua plena participação em todos os aspectos da vida”.

Para nós, do TRE, é motivo de orgulho trabalhar pela garantia dos valores democráticos previstos na Constituição de 1988, a Constituição Cidadã, considerada a maior guardiã da democracia. Afinal, é por meio da Justiça Eleitoral que é garantida a participação popular na escolha de seus representantes, por meio do voto direto e secreto.  

Missão e Visão de Futuro

No momento em que se comemora uma data tão importante, vale a pena reforçar que a nossa missão vai ao encontro dos valores democráticos e visa “garantir à sociedade que o processo eleitoral seja legítimo confiável e imparcial”. Temos de trabalhar para garantir eleições transparentes e seguras. Para isso, temos o nosso sistema eletrônico de votação, motivo de orgulho e ferramenta fundamental para um processo eleitoral confiável, seguro e transparente.

Não é por acaso que nossa visão de futuro é “ser reconhecida como instituição de alta credibilidade e indispensável para a democracia.”

Afinal, a Justiça Eleitoral existe para trabalhar pela democracia.

Dia da Democracia na Justiça Eleitoral

Confira o vídeo gravado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso e pelo vice-presidente, ministro Edson Fachin, para celebrar o dia da democracia.

Assista, também, ao vídeo "Vozes pela Democracia", com  mensagens de personalidades brasileiras sobre o Dia da Democracia.