Corregedoria inicia nova etapa de inspeções e tem trabalho reconhecido pelos cartórios

A Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) iniciou, neste mês de agosto, uma nova etapa de inspeção nos cartórios, com reuniões virtuais com as equipes da 169ª Zona Eleitoral, de Mantena, e da 117ª ZE, de Galileia. Ainda no segundo semestre serão inspecionadas 26 zonas eleitorais.

No primeiro semestre de 2021, foram realizadas 15 inspeções. Em maio, após a retomada dos trabalhos presenciais, ainda na gestão do desembargador Marcos Lincoln e sob a coordenação do juiz auxiliar Paulo Tamburini, foram realizadas inspeções na 6ª ZE (Aiuruoca), 98ª ZE (Timóteo), 97ª ZE (Coronel Fabriciano), em maio, e na 71ª e 72ª ZEs (Caratinga), 128ª ZE (Inhapim) e 351ª ZE (Ibirité), em junho.

Já com o desembargador Maurício Soares à frente da CRE e a juíza auxiliar Cristiana Ribeiro na coordenação, os trabalhos foram feitos na 284ª ZE (Visconde do Rio Branco) e em Ponte Nova (224ª ZE), em junho, e 225ª ZE, em julho.

Trabalho reconhecido

O objetivo é aferir a regularidade dos trabalhos cartorários, com foco no caráter pedagógico de orientação e esclarecimento em busca da maior eficiência dos cartórios. Mas as inspeções estão indo além, com a implementação de melhorias significativas na assistência prestada pela CRE. Além disso, têm representado excelente oportunidade de aproximação entre as equipes da Secretaria do Tribunal e dos cartórios. Os resultados alcançados têm sido excelentes.