Consumo consciente – mudanças de atitudes que fazem a diferença

10/12/2021

Dezembro chegou como um bom momento para refletirmos sobre como podemos ter um final de ano sem compras desnecessárias, reduzindo gastos e prezando por um consumo mais consciente, mas sem deixarmos de presentear aqueles que amamos.

Além disso, podemos aproveitar o novo ano para realizar pequenas ações no ambiente de trabalho e assim promovermos a proteção do meio ambiente e o bem-estar social.

Vamos nos lembrar de alguns gestos que podemos adotar para promoção do consumo consciente no nosso Tribunal. São atitudes que podemos tomar e alertar também nossos colegas, pois o cuidado com o meio ambiente é dever de todos nós!

Menos papeis, mais árvores!

Quando for imprimir algo, pergunte-se se realmente é necessário. Se possível, imprima na frente e no verso da folha de papel.

Menos plástico, mais respeito!
Evite consumir bebidas e alimentos em embalagens de plástico e papel descartáveis. Dê preferência aos recipientes de vidro ou cerâmica.

Menos calorias, mais economia!
Adote, sempre que possível, o uso das escadas e evite usar o elevador em andares próximos. Aproveite para combater o sedentarismo e o consumo de energia elétrica.

Menos desperdício, mais vida!
Use somente o necessário no consumo da água. Evite o desperdício e tenha responsabilidade com o uso desse recurso não renovável e fundamental na vida de todos.

Menos desperdício, mais economia!
Evite desperdícios de energia elétrica. Apague as luzes, desligue o computador e o monitor antes de ir embora. Só deixe o carregador na tomada quando ele estiver plugado no celular.

Menos desorganização, mais sustentabilidade!
Confira sempre o estoque. Antes de requisitar materiais de consumo, confira o que está faltando. Utilize o material solicitado de forma racional.

Você faz a sua parte e o meio ambiente agradece!

Seção de Gestão Sustentável (SGESU)