Começa hoje a Semana de Acessibilidade e Inclusão

 

Incluir para nos Humanizar é o tema deste ano da Semana de Acessibilidade e Inclusão, uma iniciativa da Comissão de Acessibilidade do tribunal, que faz parte das ações do Programa de Acessibilidade do TRE.

De 20 a 24 de setembro, você irá acompanhar as ações que têm o intuito de conscientizar, quebrar preconceitos e barreiras, com respeito às limitações e dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, a fim de proporcionar um ambiente em que todos possam ser integrados ao trabalho e à sociedade.

Entre as ações da Semana está o lançamento da Campanha Facilite seu Voto, que tem como objetivo incentivar os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida a se transferirem para uma das mais de 4000 seções com acessibilidade em todo o Estado.

Outra iniciativa em destaque é a realização da Roda de Conversa, que acontece na quinta-feira (23), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MG). No evento, que será realizado por meio da plataforma Teams, será debatido o tema da Semana: Incluir para nos Humanizar. As inscrições podem ser feitas no CAT/Portal de Serviços, até 22 de setembro. Mais informações no Comunicado CACESS nº02/2021.

O vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral, Maurício Soares, destaca a importância da participação de todas as pessoas que fazem parte da Justiça Eleitoral numa reflexão conjunta sobre as atitudes do dia a dia para a inclusão. E destaca ainda ações que o Tribunal vem desenvolvendo para atender às necessidades específicas das pessoas com deficiência:   “O Tribunal vem desenvolvendo projetos específicos relacionados à acessibilidade. Ressalto que estão sendo feitos levantamentos da estrutura física e predial, de sistemas e funcionais relacionados, com o objetivo de avançarmos”.

Este ano, a novidade é que a maioria das ações da Semana está voltada para os servidores com deficiência, seguindo o lema “Nada sobre nós, sem nós”. Por isso, ao longo da Semana, serão divulgados depoimentos dos colegas com deficiência sobre a vivência de cada um no Tribunal. Hoje, quem conta a sua experiência é a colega Cíntia Bayão, servidora da SEPUB e membro da Comissão de Acessibilidade. Confira o vídeo.