CNJ abre inscrições para curso sobre diversidade étnico-racial

23/11/2021

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está com inscrições abertas para o curso “Comunicação Social, Judiciário e Diversidade Étnico-Racial”, direcionado aos servidores da área de comunicação e demais interessados.

As inscrições podem ser feitas na página do curso e as aulas autoinstrucionais já estão disponíveis. Para se inscrever, o servidor precisa fazer login ou criar um acesso, se ainda não tiver. O curso tem 20 horas-aula e, a quem concluir as atividades das quatro unidades receberá o certificado de conclusão.

A ação de capacitação faz parte dos cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário do CNJ e tem como objetivo capacitar profissionais da área de comunicação para atuarem como agentes da propagação da igualdade e diversidade étnico-racial. Fundamentando a eliminação do uso de expressões e imagens que traduzam a falsa ideia da superioridade baseada em diferenças raciais nas publicações produzidas no poder público.

O curso terá quatro unidades com os temas: “O percurso histórico da questão racial no Brasil; Conceitos fundamentais sobre a questão racial; A questão racial na Lei e na Jurisprudência; e a Comunicação e a linguagem racial”. Também será abordada a forma como os tribunais têm enfrentado as questões ligadas ao tema e a importância da comunicação na luta antirracista.