Cine-Café de novembro vai falar sobre “Relacionamento abusivo e violência doméstica”

12/11/2021

Na próxima quarta-feira (17), às 14h, será realizada mais uma edição do projeto Cine-Café. O evento irá discutir o tema “Relacionamento abusivo e violência doméstica”, um sofrimento que ninguém vê.

O filme selecionado para promover essa discussão é “A Garota no Trem”, um longa-metragem baseado no livro best-seller da autora Paula Hawk.  A transmissão vai ocorrer no canal do TRE no YouTube e também no sistema Moodle, para possibilitar a certificação e aquisição do adicional de qualificação (AQ).

Para debater sobre o tema, teremos a juíza de direito da 2a Vara Criminal de Ibirité, Daniela Cunha Pereira, especialista em Processo Civil, pós graduanda em direito penal e criminologia, membro da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMG e fundadora do Instituto Viva, associação sem fins lucrativos de fortalecimento e emancipação de mulheres em situação de violência.

A outra participante convidada é a Fabiane da Silva Gonçalves, graduada em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá. Pós-Graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Estácio de Sá. Psicóloga Clínica com atuação em Gestalt-terapia. Palestrante e Facilitadora de Grupos Femininos. Coautora dos livros: ‘A mulher negra e suas transições’ (2019), ‘Nós por Nós’ (2021), 'Autoamor Vol. II' (2021) e 'Mães Pretas - Maternidade Solo e Dororidade (2021). Consteladora Familiar. Psicóloga voluntária do Projeto PraPreto Psi: Atendimento Psicológico para pessoas de baixa renda. Colaboradora do CulinAfro (Grupo Terapêutico): Projeto de Extensão Universitária – UFRJ

O evento terá como mediadora a juíza Lívia Lúcia Oliveira Borba, Diretora-Executiva da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais.

Saiba mais sobre o relacionamento abusivo e violência doméstica

Nem toda violência é física, nem toda dor é sentida na pele, nem todo relacionamento demonstra a terceiros o que ele realmente é entre quatro paredes. A violência doméstica se apresenta em diferentes formas e o relacionamento abusivo ganha espaço entre as pautas do gênero. O relacionamento abusivo, que se apresenta em comportamentos como chantagens, ciúmes, provocações e ofensas, é uma das formas de violência psicológica que envolve a violência doméstica, colocando em xeque a autoestima e a sanidade das vítimas.

O filme “A Garota no Trem” (2016).

O filme selecionado para promover essa discussão é “A Garota no Trem”(para assistir o filme é necessário comprar ou alugar), longa-metragem baseado no livro best-seller da autora Paula Hawk, que conta a história de Rachel, uma mulher que sofre as dores de um divórcio recente. Acostumada à sua rotina solitária, ela passa o tempo a caminho do trabalho, fantasiando sobre um casal aparentemente perfeito que vive em uma casa próxima ao trilho por onde seu trem passa todos os dias. Certo dia ela testemunha uma cena chocante e mais tarde descobre que a mulher está desaparecida. Inquieta, Rachel recorre a polícia e se vê completamente envolvida no mistério. Inicialmente, a trama aparenta ser sobre uma suposta violência doméstica relacionada ao casal observado diariamente pela protagonista. Contudo, no decorrer da história, percebe-se que a própria Rachel se encontrava num relacionamento abusivo com seu ex-marido, assim como a atual esposa dele.

*Atenção: Há uma refilmagem indiana deste filme mais recente, disponível no Netflix. Contudo, a versão selecionada para essa edição do Cine-café é a americana, de 2016.

Programe-se:

Data: 17 de novembro

Horário: 14h

Transmissão: Canal do TRE-MG no YouTube e no sistema Moodle (para possibilitar a certificação e aquisição do AQ por servidores do TRE-MG).