Belo Horizonte completa 124 anos

13/12/2021

Belo Horizonte completou neste domingo (12), 124 anos de existência. A origem da cidade remonta ao crescimento do Arraial do Curral Del Rei, povoado que nasceu e se desenvolveu após a chegada do bandeirante João Leite na região. Foi a primeira Capital a ser planejada a partir dos critérios culturais e políticos ligados à República, privilegiando mais os aspectos governamentais do que religiosos, como acontecia com as cidades coloniais.

Quando a Justiça Eleitoral foi criada em 1932, ela ocupou o antigo prédio da sede do Senado, na Praça da República, atual Praça Afonso Arinos.

Nestes 124 nos, a capital que foi primeira cidade planejada no país, se expandiu para além da Avenida do Contorno e foi palco de revoluções políticas e sociais, além de ser impactada pelas transformações no Brasil do século XX.

Atualmente, BH é uma das maiores capitais do país e um dos maiores centros econômicos e políticos da região Sudeste. Conta com uma população de mais de 2,5 milhões habitantes e 1.952.981 milhões eleitores.