Aprovado o novo PDTIC - Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE

Foi aprovada, no último dia 3, a Resolução nº 1.187/2021, que institui o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC, no âmbito do TRE, para o período de 2021 a 2026. 

O Plano Diretor de TIC é o principal guia para governança e gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação. Ele busca definir a estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, sempre alinhada aos objetivos estratégicos do Tribunal, no sentido de direcionar de forma eficiente e eficaz os esforços da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) para os próximos seis anos.

Sua elaboração e manutenção está prevista na Resolução CNJ nº 370/2021, que estabelece a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), entre 2021 e 2026.

“O PDTIC vai além dos interesses da STI. Ele é concebido para o Tribunal, pois é por meio dele que a STI busca atender às necessidades do negócio, evitando retrabalho e otimizando projetos”, explica a coordenadora de Gestão e Governança (CGT/STI), Valéria Freitas Vargens. A coordenadora esclarece que, com o PDTIC, é possível à STI priorizar iniciativas e monitorar sua execução, atendendo aos órgãos de controle e sendo parceira no direcionamento da estratégia do TRE.  

"Falamos em parceria, porque a missão estratégica da STI pretende proporcionar, não apenas a sustentação dos objetivos TRE, mas também possibilitar novas oportunidades para os serviços oferecidos, em sinergia com as áreas, agregar valor aos processos de negócio, transformar e eliminar barreiras", conclui a coordenadora.

O servidor Sizenando Xavier, da Seção de Apoio à Gestão e Governança de TI (SAGIT/STI) explica de uma forma mais simples o PDTIC, “fazendo o comparativo com uma viagem marítima, em que o comandante do navio, no nosso caso, o Comitê de Governança de TIC - CGTIC, utiliza como instrumento de navegação a bússola, que seria o PDTIC, para percorrer de forma segura o trajeto até alcançar o seu destino. O termo "percorrer" é a execução de projetos e ações”, esclarece o servidor.