21 de setembro: Dia Nacional da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência

Hoje é o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência. Essa data tão importante foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, mas já era comemorada desde o ano de 1982. O dia 21 de setembro foi escolhido por estar próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

O TRE comemora esta data realizando, por meio do seu Programa de Acessibilidade, a Semana de Acessibilidade e Inclusão, cujo tema deste ano é Incluir para nos humanizar e lançando a campanha Facilite seu Voto, que tem como principal objetivo incentivar os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida a se transferirem para uma seção com acessibilidade.

Neste ano, o tema está sendo trabalhado, também, com o olhar voltado para dentro do Tribunal, e uma das formas de aproximação foi colher depoimentos dos colegas com deficiência que vivenciam no seu dia a dia os desafios e como eles lidam com as dificuldades em suas vidas, principalmente no ambiente de Trabalho.

Assista ao depoimento da servidora Adriana Steiner de Melo, da Seção de Inspeções e Correições (SINSC/CRE).

Confira também o vídeo da campanha Facilite seu voto.