Teste de integridade das urnas eletrônicas - Eleições 20222

Em 2022, foram realizadas, no âmbito de cada Tribunal Regional Eleitoral do país, duas auditorias com o objetivo de evidenciar a segurança, a transparência e a credibilidade do sistema de votação eletrônico: o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

Atas e outros editais

Relatório de Auditoria do Teste de Integridade - 2º turno - 03/11/2022
Ata da auditoria do Projeto Piloto com Biometria realizada no Colégio Loyola (2º turno). - 30/10/2022
Ata da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas (Teste de Integridade) realizada no Ambiente TRE-MG (2º turno). - 30/10/2022
Ata da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas (Teste de Integridade) realizada no CREA-MG (2º turno). - 30/10/2022
Ata da audiência de recebimento das urnas eletrônicas sorteadas para realização do Teste de Integridade e do Projeto Piloto com Biometria para o 2º turno. - 29/10/2022
Ata de lacração das urnas de lona com as cédulas preenchidas para a auditoria de funcionamento da urna eletrônica - 2º turno - 29/10/2022
Ata da definição das urnas eletrônicas que serão auditadas no dia 30 de outubro - 29/10/2022
Ata de geração de mídias, carga de contingência e conferência visual dos dados - 2º turno - 24/10/2022
Relatório de Auditoria do Teste de Integridade - 1º turno - 05/10/2022
Ata da auditoria do Projeto Piloto com Biometria realizada no Colégio Loyola (1º turno). - 02/10/2022
Ata da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas (Teste de Integridade) realizada no Ambiente TRE-MG (1º turno). - 02/10/2022
Ata da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas (Teste de Integridade) realizada no CREA-MG (1º turno). - 02/10/2022
Ata da audiência de recebimento das urnas eletrônicas sorteadas para realização do Teste de Integridade e do Projeto Piloto com Biometria para o 1º turno. - 02/10/2022
Ata de lacração das urnas de lona com as cédulas preenchidas para a auditoria de funcionamento da urna eletrônica - 01/10/2022
Ata da definição das urnas eletrônicas que serão auditadas no dia 02 de outubro - 01/10/2022
Edital CAVE nº 10/2022 - Pessoas designadas para auxiliar a Comissão nos procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas. - 30/09/2022
Ata de geração de mídias e carga das urnas eletrônicas de contingência da Auditoria da Votação Eletrônica - 24/09/2022


Links de apoio (indicação de seção e preenchimento de cédulas de votação)


Calendário de eventos e editais

16/09/2022
10 às 12 horas

Edital CAVE nº 5/2022

Reunião preparatória com as entidades fiscalizadoras

Auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
Av. Prudente de Morais, n.º 320, 3º andar

24/09/2022
9 às 12 horas

Edital CAVE nº 8/2022

Cerimônia de carga das urnas eletrônicas de contingência

Sala de audiências do Foro Eleitoral de Belo Horizonte (Edifício Pio Canedo)
Av. Contorno, n.º 7.038, 7º andar

01/10/2022
7 às 12 horas

Edital CAVE nº 7/2022

Definição/sorteio das urnas eletrônicas a serem auditadas - 1º turno

Sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
Av. Prudente de Morais, n.º 100, 3º andar

02/10/2022
7 às 17 horas

Edital CAVE nº 6/2022

Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas - 1º turno

Edifício Mozart - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
Av. do Contorno, 7.526, Térreo

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA-MG
Av. Álvares Cabral, n.º 1.600

02/10/2022
7 às 17 horas

Edital CAVE nº 9/2022

Projeto Piloto com Biometria - 1º turno

Colégio Loyola
Av. do Contorno, 7.919, Pátio

02/10/2022
7 horas

Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas - 1º turno

Seções eleitorais sorteadas

24/10/2022
14 horas

Edital CAVE nº 12/2022

Cerimônia de geração das mídias para ativação de aplicativos, carga de contingência, se necessário e conferência visual dos dados constantes da tela inicial das urnas eletrônicas

Sala de audiências do Foro Eleitoral de Belo Horizonte (Edifício Pio Canedo)
Av. Contorno, n.º 7.038, 7º andar
 
29/10/2022
7 às 12 horas
 
Edital CAVE nº 11/2022

Definição/sorteio das urnas eletrônicas a serem auditadas - 2º turno

Sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
Av. Prudente de Morais, n.º 100, 3º andar
 
30/10/2022
7 às 17 horas
 
Edital CAVE nº 11/2022

Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas - 2º turno

Edifício Mozart - Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais
Av. do Contorno, 7.526, Térreo

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais – CREA-MG
Av. Álvares Cabral, n.º 1.600
 
30/10/2022
7 às 17 horas
 
Edital CAVE nº 11/2022

Projeto Piloto com Biometria - 2º turno

Colégio Loyola
Av. do Contorno, 7.919, Pátio
 
30/10/2022
7 horas

Teste de Autenticidade das Urnas Eletrônicas - 2º turno

Seções eleitorais sorteadas

Veja as normas que regeram as auditorias em 2022


Resolução TSE nº 23.673/2021 – Dispõe sobre os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação.

Resolução TRE-MG nº 1.222/2022 – Institui a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica e dispõe sobre o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e sobre o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais que serão realizados no primeiro turno e, se houver, no segundo turno, das Eleições de 2022, no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Resolução TSE nº 23.710/2022 – Dispõe sobre projeto piloto específico com a utilização de biometria de eleitores voluntários, denominado "Projeto Piloto com Biometria", no âmbito do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas.

Portaria TSE nº 921/2022 – Regulamenta o "Projeto Piloto com Biometria", nos termos estabelecidos na Resolução-TSE nº 23.710, de 13 de setembro de 2022.

Portaria TSE nº 993/2022 – Regulamenta o "Projeto Piloto com Biometria" para o segundo turno das Eleições de 2022, nos termos estabelecidos na Resolução-TSE nº 23.710, de 13 de setembro de 2022.

O Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas (antes conhecido como “votação paralela”) é previsto pelo § 6º do art. 66 da Lei nº 9.504/1997. O teste é uma das espécies de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas e está disciplinado, este ano, pela Resolução TSE nº 23.673/2021 e pela Resolução TRE-MG nº 1.222/2022. A ideia é comprovar a segurança e o perfeito funcionamento da urna eletrônica por meio simulação de uma votação oficial, com servidores do TRE-MG, de outros órgãos do Poder Judiciário e do Ministério Público votando como se fossem eleitores de verdade e na presença de fiscais de diversas entidades fiscalizadoras, de representantes do Ministério Público e de auditores externos contratados pela Justiça Eleitoral.


Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica – CAVE


O primeiro passo é definir a comissão responsável pelos trabalhos do Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. No TRE-MG, para as Eleições de 2022, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica – CAVE – foi instituída pela Resolução nº 1.222/2022, sendo presidida por uma Juíza de Direito e integrada, ainda, por oito servidoras e servidores do Tribunal, cujos trabalhos são acompanhados por integrantes do Ministério Público Eleitoral.


Definição das seções eleitorais a serem auditadas
Outro passo importante é definir as seções eleitorais cujas urnas passarão pelo Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas. Na véspera da eleição, tanto no primeiro turno, e, se houver, no segundo, serão definidas, por escolha ou sorteio, com a participação das entidades fiscalizadoras elencadas no art. 6º da Resolução TSE nº 23.673/2021, 33 seções eleitorais da capital e do interior, cujas urnas eletrônicas já estavam preparadas para a votação oficial. Também acompanham a cerimônia os membros do Ministério Público Eleitoral, a população em geral e os auditores externos contratados pela Justiça Eleitoral.

Entrega das urnas oficiais para a auditoria
As urnas definidas são separadas pelas Juízas ou Juízes Eleitorais e Chefes de Cartório, devendo ser substituídas por outras na votação oficial. Eles lacram a urna escolhida ou sorteada, preparam toda a documentação do equipamento e a entregam à equipe do TRE-MG, geralmente acompanhada por representantes das entidades fiscalizadoras. As urnas são buscadas de carro ou, nos lugares distantes, de avião. Os aviões integram convênio firmado com a Polícia Militar de Minas Gerais.

Transporte e escolta
De sábado para domingo, as urnas ficam protegidas e guardadas na antessala da sala cofre do TRE-MG, de onde só saem no começo da manhã do dia da votação, escoltadas por policiais e auditores, para o início dos trabalhos.

Dia da auditoria
No dia da auditoria, as urnas são separadas em células de votação, em dois locais preparados exclusivamente para o Teste de Integridade. Cada urna previamente definida por escolha ou sorteio fica em um espaço próprio, com servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, de outros órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública desempenhando papéis diferentes: um retira a cédula da urna de lona, numera e mostra o voto aos fiscais presentes; o outro digita os votos da cédula em um computador, com um sistema próprio que contabiliza os votos, imprime o espelho do voto e habilita o eleitor a votar na urna; e o último atua como eleitor, votando na urna eletrônica. Tudo é filmado, transmitido em tempo real pela internet, através do canal oficial do TRE-MG no YouTube, e acompanhado por todos os presentes.

Locais

  - Espaço 1: Edifício Mozart

   Av. do Contorno, nº 7.526 – Loja - bairro Lourdes, Belo Horizonte/MG - CEP 30.110-048

  - Espaço 2: Edifício do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (CREA-MG)

   Av. Álvares Cabral, 1600 – bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte/MG - CEP 30.170-917

Totalização dos votos
Ao final, o total de votos digitados na urna, cujo registro consta do Boletim de Urna, deve ser exatamente o mesmo da soma dos votos das cédulas de papel digitadas no sistema de apoio informatizado.

O Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais está previsto no Capítulo VI da Resolução TSE nº 23.637/2021. A ideia é possibilitar que as entidades fiscalizadoras e cidadãs e cidadãos interessados verifiquem se as assinaturas digitais dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas que serão usadas na votação oficial conferem com as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de setembro.


Definição das urnas que serão auditadas
O primeiro passo é definir as seções eleitorais cujas urnas serão auditadas. Na véspera da eleição, logo após a definição das 33 seções eleitoras que serão submetidas ao Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas, a CAVE promove a definição, por escolha ou sorteio, de 10 seções eleitorais, em todo o estado de Minas Gerais, que serão submetidas ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.


Providências após a definição
Recebendo a notícia da definição da urna eletrônica a ser auditada, a Juíza ou o Juiz Eleitoral convocará os partidos políticos e representantes da OAB e do Ministério Público, para que compareçam à seção eleitoral sorteada às 7 horas do dia da votação. A Juíza ou o Juiz Eleitoral também entrará em contato com o presidente da Mesa Receptora de Votos, para determinar que só seja emitida a zerézima após a chegada da equipe do Cartório à seção eleitoral. Além disso, providenciará cópia do Comprovante de Carga de seção sorteada, lacre de reposição da mídia de resultado e as mídias contendo os programas para impressão dos resumos digitais e para verificação das assinaturas.

Emissão dos relatórios
No dia eleição, o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais será conduzido pela Juíza ou pelo Juiz Eleitoral e pela Chefe ou pelo Chefe de Cartório, na presença do Ministério Público, da OAB, das entidades fiscalizadoras presentes e de outros interessados. A partir das 7 horas, a urna deve ser ligada, para que os dados da tela sejam conferidos com os do Comprovante de Carga. Em seguida, a Juíza ou o Juiz Eleitoral determina a inserção de mídia contendo programa verificador das assinaturas digitais, que apresentará, na tela da urna, informações sobre a quantidade de arquivos instalados e se as assinaturas são válidas. Realizados esses procedimentos, a Juíza ou o Juiz Eleitoral autorizará a impressão a impressão da zerésima e, a partir das 8 horas, a abertura da seção para a votação dos eleitores.

Projeto Piloto com Biometria está previsto na Resolução TSE nº 23.710/2022, regulamentado na Portaria TSE nº 921/2022 (art. 1º,  § 2º) e foi sugerido pela Comissão de Transparência das Eleições 2022, composta pelas Forças Armadas, Partidos Políticos e outras instituições e entidades. 

Em Minas Gerais, será realizado em 6 seções de votação do Colégio Loyola, situado na Av. do Contorno, n.º 7.919, bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte, nos domingos de eleição, dias 2 de outubro e, havendo segundo turno, 30 de outubro, das 7 às 17 horas.

Conforme previsto na Portaria TSE nº 921/2022 (art. 1º,  § 2º), entidades fiscalizadoras presentes no evento de definição das urnas a serem auditadas poderão escolher, dentre as 12 (doze) seções de votação do Colégio Loyola, as 6 (seis) que serão auditadas no âmbito do Projeto Piloto, conforme previsto na regulamentação do TSE. Se não houver indicações suficientes, será realizado um sorteio. 

Projeto Piloto com Biometria

Basicamente, o Projeto Piloto com Biometria é o Teste de Integridade das Unas Eletrônicas realizado desde 2002 pela Justiça Eleitoral, só que, neste caso, realizado mediante a habilitação da urna pelo eleitor, no próprio local de votação.

As urnas originalmente preparadas para as 6 seções de votação do Colégio Loyola serão separadas para a auditoria e mantidas sob escolta da Polícia Militar, de entidades fiscalizadoras e de auditores externos de sábado (desde o momento em que foram escolhidas ou sorteadas) até o momento da auditoria, no domingo de votação. Para a votação, novas urnas (oficiais, preparadas como contingência pela Justiça Eleitoral) serão utilizadas. 

Depois de votar, os eleitores de 6 seções do Colégio Loyola (escolhidas por entidades fiscalizadoras ou sorteadas) serão convidados a habilitar as urnas auditadas por meio de sua biometria, para que tudo aconteça da forma mais próxima possível da votação oficial.

No teste, porém, serão utilizadas cédulas de papel com votos em candidatos reais, mas preenchidas aleatoriamente por representantes de entidades fiscalizadoras e partidos políticos. 

As urnas auditadas não terão os votos computados nem transmitidos ao TSE, servirão apenas para comprovar que as urnas eletrônicas contam direitinho os votos que registramos nelas. 

O Projeto Piloto com a biometria do eleitor foi uma proposta da Comissão de Transparência das Eleições 2022, formada por partidos políticos, pelas Forças Armadas e outras entidades fiscalizadoras.