Página interna do portal

E-Título poderá ser baixado no dia da eleição

TSE adota medidas para assegurar a estabilidade do aplicativo durante o 1º e o 2º turno das Eleições 2026

Desenho de um celular mostrando o aplicativo e-Título na tela

Nas eleições deste ano, o aplicativo e-Título poderá ser baixado no dia da votação, tanto no 1º quanto no 2º turno. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kassio Nunes Marques. Também haverá concentração de esforços para garantir o funcionamento estável do aplicativo nos dias de votação. A estratégia adotada para as Eleições 2026 considera o aumento expressivo dos acessos ao aplicativo nos dias de votação.

O e-Título oferece diversos serviços úteis ao eleitor nos finais de semana de eleição, como a consulta ao local de votação, justificativa de ausência às urnas e uso como documento de identificação na seção eleitoral, caso a pessoa já tenha cadastrado a biometria e a foto apareça no aplicativo. Além disso, no e-Título é possível emitir certidões, pagar multas eleitorais por Pix e cartão de crédito e se inscrever como mesário voluntário.

E em toda eleição o TSE usa o aplicativo para enviar notificações ao eleitor, com informações e orientações sobre a votação.

Espaço e-Título

Kassio Nunes Marques também anunciou a criação do Espaço e-Título no subsolo do TSE, uma estrutura física que irá acomodar as equipes responsáveis pelos aplicativos utilizados pela Justiça Eleitoral. O espaço contará com profissionais das áreas técnica, de negócio, de suporte, banco de dados e segurança.

“Quanto mais serviços digitais oferecemos, maior é a nossa responsabilidade de garantir que eles estejam disponíveis quando o eleitorado deles precisar. Nossa equipe manterá a sala de prontidão até que se ultimem as eleições no dia 25 de outubro, para que possamos acompanhar de perto o funcionamento do e-Título e para assegurarmos que os serviços digitais permaneçam disponíveis e estáveis", afirmou o presidente do TSE.

Já o secretário de Tecnologia da Informação (STI), Júlio Valente, explicou que “A ideia é concentrar as equipes técnicas e permitir uma rápida identificação de algum eventual problema, uma responsividade maior, tudo no sentido de prover um serviço cada vez melhor para a eleitora e para o eleitor brasileiros”.

Download e primeiro acesso

Em eleições anteriores, o download e o primeiro acesso ao e-Título eram interrompidos no dia do pleito como medida preventiva para reduzir a sobrecarga do sistema. A medida permitia priorizar o funcionamento do aplicativo para eleitoras e eleitores que já haviam realizado o primeiro acesso e ativado a ferramenta.

Neste ano, o trabalho de preparação e monitoramento da infraestrutura tem como objetivo evitar a necessidade dessa interrupção.

A Justiça Eleitoral, no entanto, recomenda que eleitoras e eleitores baixem o e-Título e realizem a ativação com antecedência. A orientação contribui para reduzir a demanda concentrada e permite conferir previamente as funcionalidades e os dados disponíveis no aplicativo.

Quem tem biometria cadastrada e fotografia digital poderá utilizar o e-Título como documento oficial de identificação na hora de votar. O 1º turno será realizado em 4 de outubro e o 2º turno, se houver, no dia 25 do mesmo mês. A votação acontecerá das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.

 

Siga-nos no Instagram e no X.

Curta nossa página no Facebook.

Acesso rápido