Presidente do TRE mineiro é homenageado pela Assembleia Legislativa

O desembargador Octavio Boccalini recebeu a placa de cidadão honorário de Minas Gerais e a medalha da Ordem do Mérito Legislativo.

TRE-MG - Homenagem ALMG para desembargador Boccalini

Na noite dessa segunda-feira (18), o desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), recebeu a placa de cidadão honorário de Minas Gerais, honraria concedida por meio da Resolução 5.616, de 2024 e também foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo, grau “Mérito Especial”, pelos relevantes serviços públicos prestados e pela promoção da cidadania. A cerimônia ocorreu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Reunião Especial do Plenário. 

As honrarias foram entregues pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite e pela primeira signatária do requerimento para a realização da homenagem de cidadão honorário, deputada Maria Clara Marra. 

Em seu discurso, Maria Clara Marra contou um pouco da trajetória do homenageado, das cidades mineiras em que atuou como magistrado até chegar a Belo Horizonte. Ressaltou que o desembargador contribuiu para a modernização da justiça mineira e vem fazendo um trabalho muito importante de conscientização para inclusão das mulheres em todos os aspectos, especialmente no político. Enfatizou ainda que apesar de o presidente do TRE ser natural de São Paulo (SP), agora é “um mineiro de Minas e das Gerais”, disse. 

Tadeu Martins, destacou os serviços prestados pelo desembargador Octavio Boccalni para a promoção e fortalecimento da democracia , ressaltando a qualidade das decisões proferidas as quais intitulou “sempre firmes e humanas, em prol de toda a sociedade”, e concluiu afirmando  que “o merecimento à Cidadania Honorária e à Ordem do Mérito vai além da extensa carreira na magistratura de Minas”. 

No discurso de agradecimento, o desembargador Octavio Boccalini ressaltou a importância do equilíbrio entre os Poderes da República e que essa homenagem demonstra o reconhecimento pelo Poder Legislativo a atuação do Poder Judiciário. “São Paulo me deu vida. Minas me deu propósito e os dois Estados compõem quem eu sou e minhas circunstâncias. Não preciso retornar. A mim me basta viver com que o Pai proporcionou sem jamais negar minha origem de nascimento. Sou, agora, também destino em alma mineiro”, concluiu em tom emocionado. 

Estiveram presentes ao evento o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, vice-presidente e corregedor regional eleitoral, os membros integrantes da Corte , desembargador federal Miguel Ângelo, juíza Patrícia Henriques, juiz Cássio Fontenelle, juiz Marcos Lourenço Capanema, os ex-presidentes do TRE-MG, desembargador Maurício Torres Soares, o desembargador Rogério Medeiros e o desembargador Pedro Bernardes, o procurador regional eleitoral José Jairo, o desembargador substituto da corte, Carlos Henrique Perpétuo, o diretor-executivo da EJE, desembargador Joemilson Donizetti Lopes, a juíza auxiliar da presidência, Roberta Fonseca, o juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria regional, Paulo Roberto Ferreira, o juiz federal Guilherme Mendonça Doehler, o desembargador do TJMG, Jayme Silvestre Corrêa Camargo, o presidente do TCE, conselheiro Gilberto Diniz e Cassiana Lopes Viana, diretora-geral do TRE-MG, dentre outras autoridades.

Sobre o agraciado

Octavio Augusto De Nigris Boccalini é paulistano e radicado em Minas Gerais há 30 anos. Ingressou na magistratura mineira em 1993. Em 2014, tornou-se desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Em 15 de  junho de 2023 foi empossado presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Atuou como juiz presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral de Belo Horizonte em 2008, tendo sido eleito para a Corte Eleitoral pela primeira vez em 2020. Foi ainda vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal mineiro e, em janeiro deste ano, foi eleito presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel). Pela primeira vez que um presidente do TRE mineiro preside o colegiado.

Siga-nos no X e no Instagram.

Curta nossa página no  Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido