Facilite seu voto – transfira para uma seção com acessibilidade

Eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida devem solicitar a transferência até 8 de maio

Banner da campanha "Facilite seu voto" de 2024

Eleitoras e eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm até 8 de maio, dia do fechamento de cadastro, para solicitar a transferência do título para um local de votação com acessibilidade. O alerta faz parte da campanha Facilite seu Voto, que procura promover a inclusão dessas pessoas no processo eleitoral. 

Para realizar a mudança, a eleitora ou eleitor que tem os dados biométricos coletados deve acessar o Título Net, disponível no site do TRE-MG, na aba “Eleitor e Eleições”. O requerimento é feito com a inserção das informações solicitadas no formulário. 

Para quem ainda não fez a biometria, o pedido deverá ser feito preferencialmente em qualquer cartório eleitoral do estado ou, se optar pelo Título Net, poderá ser feito somente até 8 de abril, com posterior comparecimento ao cartório para coleta da biometria. 

Na etapa de dados pessoais, existe a opção onde é possível informar se a pessoa possui algum tipo de deficiência, o tipo da deficiência, e se ela deseja votar em um local acessível. A mudança é realizada após conferência do pedido pelo cartório eleitoral.

Facilite seu voto 

A Justiça Eleitoral mineira realiza, desde 2007, a campanha Facilite seu Voto. O objetivo dela é incentivar aos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que realizem a transferência do local de votação para uma das unidades onde existem seções com acessibilidade. Elas ficam normalmente nos andares térreos ou são acessadas com rampas e têm portas maiores. 

Atualmente, Minas Gerais possui 5.712 seções com acessibilidade, sendo 570 em Belo Horizonte, e cerca de 107 mil pessoas com deficiências cadastradas. Em todos os 853 municípios mineiros há pelos menos uma seção com acessibilidade. 

O TRE-MG também realiza outras ações para incentivar e facilitar o exercício do direito ao voto pelas pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Conheça o Programa de Acessibilidade.

 

Siga-nos no X e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido