Câmara Municipal de Belo Horizonte tem dois novos vereadores

TSE anulou os votos do PROS e determinou a retotalização. Wagner Messias Silva (Preto) e Nara Lúcia de Paula Fan (Professora Nara) estão eleitos.

Foto da audiência de reprocessamento de votos com os integrantes do cartório e o juiz eleitoral

Nesta quinta-feira (21), foi realizada a audiência de retotalização de votos ao cargo de vereador, das eleições municipais de 2020, em Belo Horizonte. O Juiz Marcos Antônio da Silva, da 29a. Zona Eleitoral, conduziu os trabalhos, que foram realizados no Fórum Eleitoral de Belo Horizonte. 

Em decisão proferida no dia 6 de março de 2024, o TSE anulou todos os votos atribuídos ao PROS e aos seus candidatos ao cargo de vereador, após reconhecer a fraude praticada pelo partido à quota de gênero. Com o julgamento, os candidatos César Augusto Cunha Dias (César Gordin) e Wesley Moreira de Pinho (Wesley Moreira) eleitos à época pelo PROS, perderam o mandato (leia a notícia). 

Com o reprocessamento dos votos, houve o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, resultando em nova lista de eleitos e suplentes ao cargo de vereador, em Belo Horizonte. 

Finalizado o procedimento, a Câmara Municipal teve sua composição alterada, tendo sido eleitos: Wagner Messias Silva (Preto), que concorreu pelo DEM (atual União Brasil) e Nara Lúcia de Paula Fan (Professora Nara), que concorreu pela Rede Sustentabilidade. 

Após a proclamação do resultado da retotalização pelo juiz da 29ª Zona Eleitoral, o juiz diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Jair Francisco dos Santos, diplomou os eleitos. Cabe agora à Câmara Municipal de Belo Horizonte dar posse aos novos vereadores. 

Retotalização em Belo Horizonte 

É a segunda vez que ocorre a retotalização de votos para a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. E, novamente, em razão de anulação de votos por fraude à cota de gênero. 

Em março de 2023, o TSE decidiu que o PRTB, que elegeu um vereador, fraudou a cota de gênero ao lançar quatro candidaturas falsas com o objetivo de burlar a lei (veja a notícia). 

A vaga foi ocupada então por César Augusto Cunha Dias, que concorreu pelo PROS, e que agora também perdeu o mandato.

 

Siga-nos no X e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido