TRE participará da “Rua de Direitos” em Belo Horizonte

O objetivo do projeto é oferecer vários serviços à população de rua

TRE-MG atendimento - foto: Cláudia Ramos - ASCOM/TRE-MG

Nesse sábado, 15 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) participará do projeto “Rua de Direitos”, organizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Comitê Pop Rua/Jus. A ação ocorrerá das 9h às 15 horas, no Centro de Referência das Juventudes – CRJ, localizado na Rua Guaicurus, 50, no centro da capital mineira.

A ação tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços prestados por diversas instituições, para as pessoas em situação de rua.

A Justiça Eleitoral participará com a prestação de informações às eleitoras e eleitores sobre situação eleitoral, locais de votação, transferência temporária, além de emissão de segunda via do título eleitoral, certidões e demais informações.

A Ouvidoria do TRE também fará atendimentos, colhendo manifestações e solicitações dos interessados. Ações de cidadania e treinamento de eleitores na urna eletrônica também fazem parte da programação, sob a responsabilidade da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG. 

Outros serviços serão oferecidos por instituições parceiras, tais como: emissão de carteira de identidade, segunda via de documentos e certidões, atendimento previdenciário e assistencial (INSS), atendimento jurídico, psicológico, odontológico, entre outros.

Projeto “Rua de Direitos”

O projeto “Rua de Direitos” é organizado pelo Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Comitê POP Rua/Jus do TJMG. Além do TRE, participam outros órgãos públicos e entidades privadas, como a Defensoria Pública da União, Ministério Público de Minas Gerais, TRF-6, TRT 3ª Região, PUC Minas, UFMG, Servas, Senac e outros.

As iniciativas voltadas para as pessoas em situação de rua atendem às recomendações da Resolução 425/2021, do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, visando garantir a eficácia do acesso dessa parcela da população à Justiça e a seus direitos.

Siga-nos no X e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido