Carta do 85º Encontro do Colégio de Presidentes de TREs traz temas apresentados pela diretora do TRE-MG

A Carta de Macapá foi aprovada e subscrita pelos presidentes dos tribunais

Foto da Diretora Geral, Cassiana Lopes Viana falando atrás de um púlpito

A diretora-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Cassiana Lopes Viana, durante o 85º Colégio de Presidentes dos Tribunais Eleitorais do Brasil (Coptrel) realizou um painel em que expôs aos presidentes dos 27 TREs as conclusões da reunião dos diretores-gerais. O 85º Coptrel ocorreu no período de 6 a 8 de junho de 2024, na cidade de Macapá, no Amapá.

Foto da Diretora-Geral Cassiana Lopes Viana, tendo ao fundo integrantes de diversos TREs

Temas como: atendimento descentralizado de eleitores em qualquer município; auditorias de funcionamento das urnas eletrônicas; alcance da Resolução CNJ nº 556/2024; dentre outros, foram trazidos por Cassiana Lopes aos dirigentes dos TREs.

Após discutidos diversos assuntos importantes para o aprimoramento da Justiça Eleitoral, visando à excelência dos serviços prestados à comunidade, foram aprovadas as propostas pertinentes à implantação do juiz de garantias na Justiça Eleitoral e a publicação da nova estratégia nacional de Cibersegurança da Justiça Eleitoral, as quais constam da Carta do Macapá, assinada por todos os presidentes dos TREs presentes ao encontro. O documento será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral para apreciação.

Sobre o Coptrel

Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, que é também presidente do TRE mineiro.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido