Telefones dos Cartórios Eleitorais do interior de Minas são alterados

Eleitores podem ligar para o Disque-Eleitor (148) para falar diretamente com o cartório eleitoral ao custo de uma ligação local

Foto do atendimento do Disque Eleitor

Os telefones dos cartórios eleitorais do interior do estado foram alterados. A mudança acontece em razão da troca do sistema de telefonia do TRE, que adotou, por questões técnicas e econômicas, o sistema VoIP – Voz sobre Protocolo de Internet, utilizando a rede de dados do Tribunal. 

Nesta primeira fase, apenas os cartórios de Contagem, Betim, Uberlândia e Juiz de Fora não fazem parte da mudança. Já os telefones dos cartórios de Belo Horizonte e da sede do Tribunal não serão alterados. 

Em razão da modificação, com o uso do VoIP, outra novidade diz respeito ao uso de DDD nas ligações para os cartórios eleitorais. Os cartórios eleitorais do estado passam agora a constar na área de abrangência do DDD 31, mesmo que o município tenha DDD diverso no sistema telefônico tradicional. Por exemplo: o município de Espera Feliz tem o DDD 32, entretanto o cartório eleitoral de Espera Feliz passa a ter o telefone (31) 3010-9836; Caratinga tem o DDD 33 e o cartório eleitoral passa a ter o telefone (31) 3010-9325. Portanto, nos municípios fora da área de abrangência do DDD 31, a ligação para os cartórios eleitorais do interior que já estão utilizando a tecnologia VoIP terá o custo de um interurbano. 

Por esse motivo, o TRE orienta às eleitoras e aos eleitores que utilizem o Disque-Eleitor (148) para obter informações e solicitar a transferência da ligação diretamente para a sua zona eleitoral de origem com o custo de uma ligação local. 

Veja os novos telefones dos cartórios eleitorais do interior.

 

Siga-nos no X e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido