Juiz de Fora sedia a terceira edição do projeto “Antes do Voto 2024”

Importantes temas relacionados às Eleições 2024 são debatidos no Seminário

Juiz de Fora sedia a terceira edição do projeto “Antes do Voto 2024”

Juiz de Fora foi a sede, nesta sexta-feira (12), de mais uma edição do projeto “Antes do Voto 2024”, que é uma parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), por meio de sua Escola Judiciária Eleitoral (EJEMG) e a Associação Mineira dos Municípios (AMM) e tem como objetivo divulgar, especialmente aos partidos políticos e pretensos candidatos, as regras e temas importantes relacionados às eleições 2024. O evento aconteceu no Hotel Victory Business, localizado na Av. Presidente Itamar Franco, 1850, naquela cidade.

No evento, 165 pessoas assistiram às palestras e puderam tirar suas dúvidas acerca dos temas: registro de candidaturas e propaganda eleitoral, apresentado por Pablo Aragão Lima, secretário de eleições; participação feminina na política, apresentado por Lara Marina Ferreira, coordenadora de responsabilidade social; prestação de contas eleitorais, cujo palestrante foi Júlio César Diniz Rocha, coordenador do controle de contas eleitorais e partidárias, e condutas vedadas em campanhas eleitorais, tema desenvolvido por Paulo de Souza Trindade Junior, servidor da 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte.  

O presidente do TRE e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini, ao abrir o evento, ressaltou a importância da iniciativa que leva conhecimento de temas tão relevantes para as eleições vindouras também aos cidadãos do interior de Minas. “Essa iniciativa ratifica o compromisso que o TRE demonstra para com a sociedade de Juiz de Fora e região, assim como com todo o Estado”, disse.

Essa foi a terceira edição do projeto Antes do Voto para as Eleições 2024. A abertura aconteceu no dia 7 de março, no auditório do TRE, com a palestra do ministro do TSE, Floriano Marques (veja a notícia). A segunda edição ocorreu em Poções de Caldas, no dia 22 de março (veja a notícia).

As próximas edições do projeto terão o mesmo formato do evento dos eventos anteriores e ocorrerão em Governador Valadares (26/4), Montes Claros (10/5) e Uberlândia (17/5).

Além do presidente do TRE, estiveram presentes ao evento, o desembargador Joemilson Donizetti Lopes, diretor-executivo da EJEMG, o prefeito de Ewbank da Câmara e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna, José Maria Novato, o prefeito de Simão Pereira e presidente da CIMPAR, David Pimenta, o juiz auxiliar da vice-presidência e Corregedoria Regional Eleitoral do TRE, Paulo Roberto Maia Alves Ferreira, representando o Corregedor Regional Eleitoral, Ramom Tácio de Oliveira e os juízes eleitorais de Juiz de Fora, Orfeu Sérgio Ferreira Filho (Juiz do Foro), Edir Guerson de Medeiros (152ªZE) e Paulo Tristão Machado Júnior (315ª ZE).

Projeto Antes do Voto

O projeto Antes do Voto foi concebido pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG no final de 2015 para promover, sempre em anos eleitorais, eventos de caráter informativo acerca das regras aplicáveis a cada eleição.

O objetivo do projeto é divulgar a legislação eleitoral entre os principais atores do processo eleitoral, tais como candidatos em potencial, agremiações partidárias, pessoas diretamente envolvidas nas campanhas eleitorais, como advogados, contadores, jornalistas, policiais, bem como juízes, promotores e servidores da Justiça Eleitoral.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas por telefone ou e-mail (31 3307-1103/sepec@tre-mg.jus.br).

 

 

Siga-nos no X e no Instagram.

Curta nossa página no Facebook.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
e aos finais de semana, de 8h às 18h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais, consulte as informações.
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido