Presidente do TRE recebe governador de Minas, vice-governador e secretário da Casa Civil

No encontro foram discutidas iniciativas visando as eleições 2024

Reunião com o governador do estado e demais autoridades

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e o vice-presidente e corregedor do Tribunal, desembargador Ramom Tácio de Oliveira receberam nesta terça-feira (26) o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, o vice-governador, Prof. Matheus e o secretário da Casa Civil, Marcelo Aro, para uma visita institucional. Durante o encontro, o presidente do TRE ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado para a ampliação da acessibilidade nos locais de votação. Muitos desses espaços são escolas estaduais e o TRE poderá ampliar o número de seções eleitorais de fácil acesso, para os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, a partir das informações oferecidas pelo Executivo. O governador fez o compromisso de entregar ao TRE um mapeamento das condições de acessibilidade das escolas estaduais.

O chefe do executivo estadual pontuou: “Queremos que todo eleitor tenha acesso ao local de votação e desde já estaremos planejando tudo que for necessário para que a eleição no ano que vem, em Minas Gerais, seja exemplar”. Para o presidente do Tribunal, a ação conjunta das instituições aprimora o processo eleitoral. “Esse encontro fortalece ainda mais a parceria já existente entre o nosso Tribunal eleitoral e o Governo do Estado”, salientou o presidente.

Além da preocupação com o tema da acessibilidade, o presidente do TRE ressaltou a importância do apoio institucional do governo para a sensibilização dos partidos na observância e cumprimento da regra da chamada cota de gênero, prevista na Lei nº 9.504/1997. A norma estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições.

Projeto de cidadania

Também foi apresentado ao governador o projeto “Eleitor do Futuro” com a demonstração da importância da iniciativa para o fortalecimento da cidadania e da democracia. Na oportunidade, foi proposta a formalização de um acordo de cooperação técnica entre as instituições para a retomada dos projetos “Formação de Professores” e “Eleitor do Futuro-Zonas Eleitorais”. A parceria deverá ser ajustada em breve.

A reunião contou ainda com a participação do desembargador substituto da corte, Carlos Henrique Perpétuo Braga; do diretor-executivo EJE, desembargador Joemilson Donizetti Lopes; da juíza auxiliar da Presidência, Roberta Rocha Fonseca e do juiz auxiliar da Vice-presidência e Corregedoria, Marcelo da Cruz Trigueiro.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

ícone mapa

Endereço e telefones do Tribunal
Sede do TRE-MG: Av. Prudente de Morais, 100 - Cidade Jardim - Belo Horizonte - MG - 30380-002 - Brasil - Tel: +55 (31) 3307-1000 / 3307-1600
E-mail protocolo: sprex@tre-mg.jus.br
Disque Eleitor (+55-31) 2116-3600 ou 148 - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Atendimento nos cartórios eleitorais - de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h
Atendimento Protocolo - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
Atendimento ao público externo na Secretaria - de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h 
Em casos específicos, consulte o setor de interesse.
Consulte os endereços dos cartórios eleitorais.

Acesso rápido